A McAfee, empresa mundial de segurança da informação, apresenta sua solução McAfee Next Generation Firewall (NGFW, ou firewall de próxima geração) ressaltando seu diferencial de mercado referente à proteção contra ataques de ameaças avançadas por meio de uma solução que age contra as 800 milhões de técnicas de evasão existentes. As abordagens da McAfee referente ao Firewall de Próxima Geração e à sua arquitetura de Segurança Conectada compõem esta solução com os mais recentes avanços estratégicos na resposta à segurança de rede.

Cada vez mais temos dispositivos conectados em rede e que, consequentemente, possuem um endereço IP (Internet Protocol), ou seja, o mundo digital expandindo-se rapidamente requer ações mais proativas de segurança da informação.

Algumas dessas ações de proteção podem ser adotadas através do Firewall de Próxima Geração (NGFW) por esta solução possibilitar expandir os conhecimentos sobre hackers que usam malwares avançados e técnicas de evasão avançadas contra as empresas. Além disso, um NGFW permite a interação com outros recursos de defesa contra ameaças avançadas, auxilia as empresas na aprendizagem para detectar e impedir esses ataques e, ainda, na segurança de terminais (endpoints) e na coleta global de informações de ameaças.

Para que as soluções de segurança (como a solução de firewall de próxima geração) possam fazer seu trabalho no ambiente corporativo, é preciso mantê-las constantemente ativas, altamente disponíveis e facilmente expansíveis. A McAfee ouviu 100 CIOs e gerentes de segurança brasileiros, em uma pesquisa encomendada à empresa Vanson Bourne, em janeiro deste ano, cujos resultados apontam a preocupação desses executivos em combater os malwares avançados e as ameaças de evasão avançadas atualmente explorados. Os principais pontos dessa pesquisa são:

87% dos executivos brasileiros entrevistados disseram saber o que são técnicas de evasão avançadas; embora 44% não souberam defini-las corretamente;
72% acreditam ter os métodos para detectar técnicas de evasão avançadas;
23% das organizações brasileiras pesquisadas foram violadas no ano passado, embora apenas 22% dos entrevistados atribuíram isto a suspeitas de técnicas de evasão conhecidas;
78% disseram que o maior desafio quando se trata de implementar a tecnologia para proteção contra essas técnicas de evasão é convencer o conselho executivo da empresa sobre a gravidade das ameaças;
40% dos entrevistados consideram que os hacktivistas são o grupo com maior probabilidade de penetrar suas redes corporativas – à frente dos cibercriminosos que roubam informações financeiras (24%) e roubo de Propriedade Intelectual (22%);
39% dos executivos brasileiros entrevistados informam que o investimento em proteção contra técnicas de evasão será prioritário em 2014.

“Verifica-se, assim, que a adoção de Firewall de Próxima Geração faz toda a diferença para incrementar a gama de proteções e controles que as empresas podem aplicar à sua rede corporativa”, destaca Bruno Zani, gerente de Engenharia de Sistemas da McAfee do Brasil. “Os usuários podem ainda contar, via NGFW, com recursos como prevenção de intrusões, regras contextuais, análise avançada de evasão, controle de acesso protegido, alta disponibilidade e desempenho operacional”, finaliza Zani.