A implementação de uma nova tecnologia muda o rumo de toda uma organização. Para que, de fato, um projeto deste porte alcance o sucesso almejado, o Grupo Embrasil, acredita que o principal motor propulsor sejam os recursos humanos envolvidos. De posse deste pensamento, a companhia contratou a Strategy Consulting, consultoria especializada em apoiar projetos de transição, para fornecer a estrutura e metodologia necessárias para gerir os aspectos humanos do projeto de implementação do ERP (Enterprise Resource Planning) da SAP.
“Contratar os serviços da Strategy para Gestão de Mudanças vem da cultura Embrasil. Acreditarmos que o diferencial de nossa empresa está nas pessoas e que o sucesso de todo e qualquer projeto passa também pelo âmbito dos recursos que nele trabalham e dos que constituem o ambiente ao qual está inserido. Buscamos, então, uma empresa que nos apoiasse com técnica e metodologia para conduzir todas as mudanças oriundas da implantação do SAP e de melhorias de alguns processos. A escolhida foi a Strategy, que tem uma metodologia e experiência comprovadas no sucesso de implantações do software de gestão alemão”, completa o diretor presidente da Embrasil, Ronaldo Magalhães.
A Strategy irá apoiar a Embrasil através do um programa de mudanças denominado UNIR (União do Negócio para Integração dos Resultados), que envolve melhorias de alguns processos da empresa e implantação do SAP. O foco do trabalho está na comunicação interna, na gestão dos impactos que as mudanças trazem e no treinamento para tudo o que será implementado.
O trabalho da Strategy será desenvolvido com base no escopo que envolve planejamento, preparação, estruturação/execução e sustentação de todo o processo de mudanças do Programa UNIR. “Trataremos a gestão da mobilização e comunicação, do mapeamento e o apoio na análise e tratativa dos impactos organizacionais, além de suportar com metodologia própria os treinamentos necessários a todo este processo de preparação e transição a ser vivenciado por pela Embrasil”, explica o sócio-diretor da Strategy, Jorge Bassalo.
O contrato, que tem duração de 15 meses, estendendo-se até de 2015, traz a metodologia e melhores práticas de GMO (Gestão de Mudanças Organizacionais) embasado na realidade e cultura do cliente. “Toda e qualquer mudança na empresa conferem comportamentos (hábitos e atitudes) das pessoas envolvidas. Então, em nossa visão, ter um trabalho focado nas pessoas, preparando a empresa para a transição é fator de sucesso”, completa Bassalo.
“A implantação do SAP é sempre um importante marco na vida de qualquer empresa. Para ser um projeto de sucesso é fundamental apoiar todas as pessoas da empresa envolvidas direta ou indiretamente neste importante processo de mudança. Por isso, não acredito numa implantação de sucesso sem que uma gestão de mudanças muito bem estruturada seja efetivamente aplicada”, finaliza Magalhães.