A Harald, empresa líder nacional em coberturas e segunda empresa de chocolates do mercado B2B, adotou a solução Office 365 da Microsoft utilizando grande parte das aplicações em nuvem disponibilizada. A implantação dos serviços permitiu à Harald uma maior estabilidade em seu serviço de e-mail, facilidade na comunicação entre os seus colaboradores, melhor acompanhamento dos projetos desenvolvidos pela equipe de T.I., padronização de toda a estrutura de Office Pro Plus para a versão mais recente e a possibilidade da criação de portais corporativos.

Todos os serviços adquiridos foram impactantes para a melhora na produtividade da empresa, mas a principal mudança foi em relação ao Exchange Online, solução de e-mails hospedada na nuvem que permite acesso irrestrito pelo computador, telefone ou via Web em qualquer localidade. “Usávamos a versão antiga do Microsoft Exchange 2003, versão já descontinuada pelo fornecedor. A desatualização tecnológica não permitia conectar clientes de e-mails mais modernos, além da insatisfatória performance do servidor”, comenta Luis Trevizam, Gerente de T.I. da Harald.

A companhia trabalhava com ferramentas obsoletas que demandavam muito tempo do administrador interno para realizar tarefas consideravelmente simples. “A capacidade de armazenamento era limitada e por este motivo era necessário utilizar quota, restringindo as caixas de correio. Como e-mail é um documento que registra negociações, acordos, entre outras atividades, muitos usuários não poderiam eliminar suas mensagens, gerando assim arquivos locais (PSTs), dificultando a administração e gerando riscos de perda de dados. A realização de um backup confiável foi dificultada, a base cresceu e a infraestrutura disponível para esse serviço não atendia mais a demanda”, acrescenta Luis.

Foi a partir deste momento que a Harald, em parceria com a empresa WAITS, iniciou todo o processo de migração da estrutura de e-mails e implantação das demais soluções. Em apenas 10 dias, todas as caixas postais foram migradas e a integração com o Active Directory foi realizada para facilitar o login dos usuários nos serviços em nuvem.

“A implantação do Office 365 foi bem planejada. Era nítido que ao final do projeto os usuários sentiram a diferença, principalmente na performance do serviço de e-mail com o Exchange Online”, comenta Ericson Mendes Souza, especialista em T.I. da empresa WAITS e responsável pelo processo de implantação.