“Apostilas escolares estão sempre com a informação errada, na ordem errada, com o preço errado e com o peso errado em minha mochila”, comenta Jed Macosko, Professor Assistente de Física na Universidade Wake Forest, EUA. Resumindo, as apostilas escolares estão em extinção e sendo substituídas por materiais sempre atualizados que podem ser encontrados em tablets e e-readers (ex.: iPad e Kindle).

Vale lembrar que a tecnologia móvel em sala de aula permite o estudo interativo por parte dos estudantes. Esse modelo de educação móvel já é bem difundido nos EUA e vem crescendo cada vez mais, ao mesmo tempo em que as oportunidades estão aparecendo na América do Sul.

O sistema de ensino Integral Escolas Inteligentes, sediado em Campinas, São Paulo, é pioneiro nesse mercado, distribuindo tablets a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Com quase 2000 iPads distribuídos, a busca por uma solução de gerenciamento de dispositivos móveis se tornou essencial. Charles Alcarde, CEO do Sistema de Ensino Integral, decidiu contratar os serviços da AirWatch, líder mundial em gerenciamento de dispositivo móvel (MDM)
e gerenciamento de aplicativo móvel (MAM), para implantação de uma solução ecaz na distribuição de material educacional a seus alunos.

O sistema de ensino Integral Escolas Inteligentes atua no mercado de educação básica e pré-vestibular na prestação de serviços educacionais e também como editora de materiais didáticos. Suas unidades próprias possuem 1800 alunos matriculados, o sistema de ensino também conta hoje com 12 unidades licenciadas (com a marca Integral) e outras 50
escolas conveniadas que utilizam seus materiais didáticos atendendo a 15 mil alunos e 1500 professores. Alunos, professores e administradores das escolas próprias, licenciadas e de algumas conveniadas utilizam os tablets para acessarem e-mails, calendários, aplicativos do Integral, outros aplicativos educacionais e realizarem pesquisas na rede, além de acessarem todo o material didático, eliminando por completo os livros impressos na escola. “Quando tomamos a decisão de migrar para o uso de tablets, sabíamos da necessidade de uma solução de gerenciamento de dispositivo móvel”, explica Alcarde. “Nossos fatores decisivos foram controle, interface na web, agilidade na implantação, distribuição de conteúdo e segurança. O custo inicial não foi uma preocupação – nossa principal preocupação girava em torno dos alunos e o encontro pela melhor solução.

A AirWatch atende a todos os nossos requisitos”. A AirWatch atende a todas as necessidades da escola, oferecendo agilidade, fácil interface na web e serviços em nuvem. Assim que se iniciou o processo de registro, informações básicas de pers e aplicativos internos foram instaladas em cada iPad. “Hoje não consigo imaginar esses dispositivos sem a distribuição de conteúdo e controle que a AirWatch nos oferece; seria impossível a realização desse projeto sem esses componentes”, diz Alcarde.

“Nós atuamos no mercado de educação e juntamente com a AirWatch desenvolvemos um sistema para controlar os dispositivos móveis e administrar a distribuição de conteúdo – tanto e-books como aplicativos internos – para qualquer instituição de ensino brasileira.”

Com a solução da AirWatch, o Integral tem a possibilidade de ensinar os alunos de forma mais eciente e dinâmica, utilizando a mais moderna tecnologia no mercado. Os professores receberam extensivo treinamento para o uso do iPad e de técnicas pedagógicas no uso de tecnologia em sala de aula. O fundamento dessas técnicas está no TPACK (sigla em inglês para Technological Pedagogical Content Knowledge).

É uma metodologia para entender e descrever os tipos de conhecimentos necessários a um professor para a prática pedagógica efetiva em um ambiente de aprendizagem equipado com tecnologia. “Os alunos realizam consulta nos nossos materiais didáticos (que se encontram dentro dos nossos aplicativos), fazem uso de ferramentas de pesquisa (sempre orientados pelos professores)”, comenta Alcarde ao explicar o benefício mútuo do uso do iPad tanto para alunos como para professores.

“Todo o material didático dos alunos se encontra no iPad, o aparelho é o principal instrumento de trabalho do aluno. Também utilizam o calendário para registrar os eventos escolares e sua agenda pessoal e recebem atividades extras dos professores via e-mail etc.” Conforme o aluno passa de ano, o conteúdo do seu iPad é atualizado de acordo com o seu novo ano escolar.

Todas as atualizações são feitas diretamente em um único console, remotamente, via MDM. Cabe lembrar que a solução MDM da AirWatch permite ao Integral controlar os aplicativos disponíveis aos alunos durante o horário escolar. YouTube e jogos são bloqueados enquanto estão na escola e liberados sob critérios predeterminados após o horário escolar.

“Uma solução perfeita” comenta Alcarde. “Creio que no modelo com que estamos trabalhando, em que todo o
conteúdo impresso foi eliminado, e também com as preocupações técnico-pedagógicas que tivemos, somos pioneiros na América Latina. Entendo que temos um enorme mercado potencial no Brasil – o governo brasileiro começou a distribuir aos professores da rede pública em 2012 mais de 600.000 tablets para uso em sala de aula”, conclui Alcarde.