O descontentamento das áreas de negócios da CBC com o uso de seu ERP (Enterprise Resource Planning) desenvolvido internamente era visível. As solicitações de melhorias eram feitas, entretanto, o departamento de TI não tinha como atender as demandas. Em função disto a empresa decidiu pela contratação de uma consultoria externa e independente para avaliar a situação existente e recomendar uma nova solução.

Entrou em cena a Versys Consulting, que, após toda a análise, concluiu que o atual sistema atendia em torno de 23% de todas as necessidades dos departamentos. A CBC tinha o sistema desenvolvido internamente, o GI, porém, como não havia integração entre as áreas nesse sistema, a operação era muito complexa e por vezes morosa.

Após ler os resultados obtidos, a alta direção da CBC concluiu que a alternativa mais adequada seria a aquisição do ERP da SAP. “Além de ter mostrado uma grande aderência ao nosso negócio, a ferramenta permite ainda a comunicação e integração com outras unidades do grupo fora do Brasil que já utilizam o SAP”, completa o gerente de TI da CBC, Anderson Camargo.

Durante toda a fase de análise dos sistemas foi solicitado a SAP que indicasse uma consultoria certificada para os trabalhos de implantação do sistema. A recomendação foi pela Sonda IT devido a alto nível de sucesso em seus projetos e por sua expertise no segmento de negócio da CBC.

Visando viabilizar e suportar a implantação da nova plataforma, a CBC optou pela Sonda IT, que apresentou uma proposta estruturada de implantação, atendendo as expectativas e as necessidades da companhia, o que possibilitou não apenas a extração dos dados existentes na plataforma legada, mas, também, a possibilidade do início de todo um processo de mudança na maneira de gerir os dados da empresa em sistemas internos.

Prestes a completar um ano de uso, o sistema detém cerca de 300 usuários espalhados pelas plantas de São Paulo, Jundiaí, no interior paulista, e Mucuri, na Bahia. De acordo com Camargo, ainda é cedo para falar em retorno do investimento. “Não há referências concretas, mas não é segredo que a implantação do sistema possibilitou encontrar melhorias nos processos de negócios como o de compras, vendas e integração contábil. Podemos sanar gargalos dos lançamentos contábeis para o fechamento mensal, aprovação para cotação e pedidos de compras, entre outros”, comemora o gerente.

A implantação do ERP não foi apenas uma questão de tecnologia. Para a CBC, envolver as pessoas de negócios ligadas diretamente na mudança e desenvolver debates estratégicos (no momento certo) quanto ao direcionamento nos processos chaves, possibilitou reduzir o desperdício de tempo em momentos mais difíceis. “Visto que a CBC vinha de um sistema in-house, foi fundamental desenvolver o aprendizado das pessoas chaves na nova plataforma. Conhecer a ferramenta passou a ser primordial no sentido de alinhar os processos que, até então, estavam sendo desenvolvidos e como seriam feitos num futuro próximo”, comenta Camargo.

A CBC estava atenta às dificuldades e a Sonda enfrentou o desafio durante o processo, assessorando a implementação com sucesso. “A CBC elaborou um planejamento em conjunto com a Sonda com uma visão clara de onde queria chegar. Esta, por sua vez, disponibilizou pessoas com conhecimento suficiente para uma implementação desta envergadura, o que facilitou superar as dificuldades”, explica Carlos Alberto Schwager, diretor sênior da Divisão SAP da Sonda IT.

Agora que as informações da empresa estão integradas no SAP, alguns ajustes ainda estão sendo executado para ampliar a utilização do usuário final, bem como permitir a utilização das informações numa camada gerencial. Feito isto, o próximo passo é utilizar-se mais do ecossistema SAP (BW, BO e BPC) a fim de fornecer informações para tomada de decisões executivas.