Para realizar a gestão das operações de crédito e prevenção a fraudes de milhões de contas de clientes, a Marisa, uma das maiores redes de varejo de moda feminina do Brasil, adotou a solução Risk Pack, da Neurotech, especializada em tecnologia para estratégias em gestão de crédito, riscos e fraudes. Por meio do Risk Pack, foi possível agilizar o processo de análise de crédito dos clientes, principalmente em períodos em que a demanda por cartões é ainda maior, como Dia das Mães e Natal. Além desse benefício, também foi possível reduzir custos, evitar erros operacionais, antecipar possíveis problemas com relação ao crédito, diminuir a inadimplência e prevenir fraudes. A solução está sendo utilizada de forma integrada por todas as 407 lojas da rede e o Cartão Marisa dispõe hoje de mais de três milhões de contas ativas e nove milhões de contas aptas.

O Cartão Marisa é estratégico para os negócios e para a fidelização de clientes, além de proporcionar aumento na receita da rede. Atualmente, o pagamento de 46% das vendas nas lojas é realizado via cartão. Ao ano, mais de dois milhões de CPFs são analisados para adesão ao cartão.

O Risk Pack tornou todas as operações de crédito e prevenção a fraudes mais inteligentes e flexíveis. “Com o Risk Pack foi possível otimizar o processo de consulta e aprovação do crédito, reduzindo o tempo de espera do cliente que deseja fazer o nosso cartão”, declara Alexandre Ramalho, gerente de operações da Marisa.

Além disso, o Risk Pack proporcionou uma enorme redução de custos. Isso porque mesmo com o aumento na demanda de cartões a cada ano, não é necessário ampliar a equipe de crédito e prevenção a fraudes na Central de Atendimento, uma vez que a solução automatiza as operações e centraliza as informações de modo que possam ser visualizadas de maneira integrada.

Segundo Ramalho, a Marisa optou pela solução Risk Pack por sua elevada capacidade para gerenciar grandes volumes de cartões processados. A relação custo X benefício também foi considerada vantajosa, assim como o fato da Neurotech ser uma fornecedora brasileira, o que reduziu a necessidade de adaptações. “Além dos requisitos técnicos que atenderam por completo as necessidades da Marisa, a equipe de desenvolvimento da Neurotech, alocada no Porto Digital, em Recife, realizou um projeto que foi muito bem implementado e o time foi capaz de prestar um bom suporte”.

Existe ainda a possibilidade de que o Risk Pack também seja implementado não só para gerenciar as vendas feitas pelo cartão nas lojas físicas, como também naquelas realizadas pelo e-commerce e por meio de revendedores independentes e autorizados, via catálogos. Em ambos os casos, o cliente poderia solicitar a adesão ao cartão pelo próprio site ou smartphone do revendedor.