O Grupo Alubar, fabricante de cabos elétricos e vergalhões de alumínio com sede no estado do Pará, acaba de adotar a solução de produtividade em nuvem da Microsoft, Office 365, a fim de superar as dificuldades que enfrentava com serviços de compartilhamento e colaboração de documentos, além de disponibilidade de acesso às contas de e-mail, principalmente em diferentes localidades, garantindo assim, mais mobilidade e segurança, sem a necessidade de abrir mão da interface familiar, tão importante para seus colaboradores.

Como a Alubar já utilizava outras plataformas do portfólio da Microsoft, após testar outras soluções, como o Google Notes, a empresa optou pela Microsoft e migrou suas contas de e-mail para a solução Office 365, pois percebeu que teria um impacto menor na experiência final dos usuários, além de ser uma plataforma com altos índices de disponibilidade e funções.

Com unidades no Para, no Ceará e no Rio Grande do Sul, ao adotar a nova solução, a Alubar permitiu o acesso virtual às suas ferramentas, dessa forma, os colaboradores da empresa conseguem acessar seus arquivos remotamente e editá-los em conjunto com outros colegas situados em outros estados.

Para colocar a solução em prática, a Zillion Tecnologia, parceira Gold da Microsoft, foi a empresa responsável. Desde o planejamento da migração das contas até o treinamento da equipe de administração da ferramenta. “A opção pela implementação hibrida possibilitou uma migração transparente sem perdas de dados ou impacto no ambiente do cliente”, afirma Jefferson Paiva, analista técnico da Zillion.

Após a conclusão do processo, a Alubar identificou diversos benefícios como recursos que puderam melhorar a produtividade e a segurança dos usuários finais. Tais como o uso do Share Point Online, do Lync Online e das politicas de segurança do Activesync.