Marcelo Lubaszewski*

O ano de 2013 foi especial para a CEITEC S.A., empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que desenvolve soluções para identificação automática (RFID e smartcards) e para aplicações específicas (ASICs). Obtivemos resultados importantes que pavimentam a trajetória de sucesso que a CEITEC vem construindo em pouco mais de 5 anos de existência.

Em 2013, começamos a produção em volume comercial do CTC13100, chip projetado para uso por empresas que estão desenvolvendo soluções para o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav). Em outubro, colocamos um novo produto no mercado, o CTC13001 T, dispositivo para múltiplas aplicações em logística com sinal de violação de tags. No que se refere a novos produtos e negócios, podemos comemorar ainda a venda de 6 milhões de unidades do CTC13001 que, somada às vendas do CTC11002 (Chip do Boi), fez com que a CEITEC ultrapassasse a meta de R$ 1 milhão de faturamento em 2013. É válido lembrar também que em 2013 o CTC13001 obteve o reconhecimento de primeiro circuito integrado do Brasil com tecnologia desenvolvida no País.

As boas notícias do ano não param por aí. A nossa Divisão de Fábrica avança a passos largos no processo de transferência de tecnologia em nossa planta em Porto Alegre. No mês de janeiro de 2014, cerca de 50% do processo estará concluído. Trata-se de uma conquista relevante que coloca o Brasil no caminho certo para, em breve, contar com uma indústria de microeletrônica rumo à consolidação. Na área fabril, temos de comemorar ainda o fato de a CEITEC ter implantado em 2013 um módulo de operação que já realizou serviços de beneficiamento de wafers (teste, afinamento e corte) de mais de 4 milhões de chips.

Tenho convicção de que o ano de 2014 será bastante próspero para a CEITEC. Nossa equipe é competente, talentosa e plenamente capaz de superar os desafios que se apresentarem à frente e obter resultados ainda mais relevantes do que os alcançados em 2013.

*Marcelo Lubaszewski, presidente da CEITEC, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que desenvolve soluções para identificação automática (RFID e smartcards) e para aplicações específicas (ASICs)