No dia 10, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) promoveu a primeira transmissão de quatro cirurgias em 4k (resolução quatro vezes superior à full HD), em tempo real e de forma simultânea, diretamente do Brasil para os Estados Unidos.

Foram transmitidas cirurgias de próstata, fígado, buco-maxilo e coração para 150 pessoas em San Diego e 60 no Brasil. A plateia brasileira contou com funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e da Universidade de Brasília (UnB), além de médicos e pesquisadores.

Na Califórnia, a demonstração fazia parte do CineGrid, evento que conta com a participação de profissionais de cinema e tecnologia da informação vindos de todas as partes do mundo, além de médicos e pesquisadores da Universidade de San Diego.

“Esse projeto permite que a tecnologia seja utilizada para potencializar a pesquisa e a educação no nosso país. Ele favorece a segunda opinião médica e a formação permanente dos profissionais de saúde. Como eram cirurgias, optamos pela transmissão em tempo real e sem compressão para ser o mais fiel possível à realidade”, explica Ana Veiga, gerente do programa de soluções digitais para saúde da RNP. Ela ressalta que a utilização de equipamentos relativamente baratos permitirá, a médio prazo, que todos os hospitais universitários brasileiros contem com esse serviço.

Os procedimentos foram feitos nos hospitais universitários federais de Porto Alegre (HCPA/UFRGS), do Espírito Santo (HUCAM/UFES) e do Rio Grande do Norte (HUOL/UFRN), além da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP). O Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da Universidade Federal da Paraíba (Lavid/UFPB), em parceria com a RNP, foi responsável por desenvolver o pacote de software utilizado na transmissão. O “Player Fogo” transmite, reproduz, armazena e transcodifica vídeos UHD (Ultra Alta Definição, traduzido do inglês).