Subordinada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) de Minas Gerais, a Coordenadoria Especial de Gestão (CEGUAI) é o órgão responsável por gerir as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), que prestam serviços semelhantes aos que o PoupaTempo fornece em São Paulo, como a emissão de documentos. Os colaboradores da Coordenadoria agora dispõe de mais agilidade em suas atividades, já que o Windows 8 permite que trabalhem em suas estações de trabalho ou de maneira remota em tablets. A implementação de outras plataformas da Microsoft, como o SharePoint, o SQL Server e o Hyper-V, em conjunto com o novo sistema operacional, ainda permitiu a criação de um aplicativo, que, por meio do monitoramento em tempo real dos serviços prestados em cada unidade, facilitará a gestão das operações de cada UAI. A intenção da Coordenadoria é de, em breve, disponibilizar o app para uso gratuito do público mineiro, que poderá consultar o tempo de duração das filas, os serviços fornecidos e a unidade UAI mais próxima, tudo isso com uma interface simples e intuitiva acessível via smartphone.
Após a adoção do Windows 8, a mobilidade se tornou realidade entre os colaboradores da CEGUAI. A Coordenadoria conta hoje com desktops, notebooks, tablets e oferecerá, em breve, notebooks híbridos, justamente para aumentar ainda mais a produtividade de seus funcionários. Segundo Andrey Labanca, especialista em políticas públicas e gestão governamental da CEGUAI, “como o Windows 8 roda em todos os nossos dispositivos com a mesma eficiência, a prioridade passou a ser a experiência única e fluida do usuário. Não existe mais diferença entre estar conectado na estação de trabalho ou no ambiente de monitoramento móvel. Além disso, o feedback que tenho recebido dos usuários é muito bom, já que todos se adaptaram facilmente ao novo sistema operacional”.
As UAIs, que oferecem a emissão de documentos como identidade, CPF, carteira de trabalho, passaporte, requerimento de seguro-desemprego, dentre outros serviços, atendem atualmente a cerca de 40% dos municípios mineiros. Apenas em 2012, foram realizados cerca de 6,5 milhões de atendimentos, 34,6% a mais do que no ano anterior. Diante de tamanho crescimento, a CEGUAI percebeu que a melhor forma de manter a qualidade dos serviços oferecidos pelas unidades, seria centralizar os dados obtidos durante o atendimento aos cidadãos de modo que fosse possível transformá-los em informações úteis para uma gestão mais inteligente e, portanto, mais eficiente, do negócio. Surgiu, então, a ideia de se criar um aplicativo que pudesse ser acessado de qualquer aparelho e o Windows 8 lhes pareceu o sistema operacional mais adequado para suportar essa inovação. De acordo com a CEGUAI, o Windows 8 oferecia flexibilidade de acesso, facilidade de integração e possibilidade de criação do aplicativo com dupla finalidade (público interno e externo) por um custo reduzido.
“O programa para exibição das informações das UAIs vinha sendo desenvolvido como uma página web. Porém, por se tratar de uma ferramenta idealizada para o público final e necessitar de acompanhamento em tempo real, precisávamos efetuar constantes atualizações dos gráficos e tabelas. Chegamos à conclusão de que esse processo não seria fácil e acabaríamos entregando aos usuários uma interface esteticamente pobre. O Windows 8 nos ofereceu a possibilidade de criar um app com uma visualização mais prática e interessante, trazendo diversos benefícios para nós e para o público”, explica Labanca. De acordo com o executivo, o próximo passo é entregar uma versão light do aplicativo, com novos recursos visuais, para a população fazer download. O app, gratuito, será disponibilizado na Windows Store.“Qualquer pessoa que acessar vai identificar as informações de que precisa, como, por exemplo, o tempo de espera nas filas e ter ideia do que acontece nas UAIs. É uma interface intuitiva e com legendas simples, pois tínhamos grande preocupação com a experiência do usuário final”.
O desenvolvimento do projeto em si foi feito pela filial mineira da Allen Informática, empresa parceira da Microsoft. Para alimentar as informações que são disponibilizadas pelo aplicativo, a SEPLAG implementou o SQL Server, solução de BI da Microsoft. Agora as informações geradas durante o atendimento nas UAIs são extraídas e analisadas em tempo real, proporcionando ganhos expressivos na gestão dos indicadores. A coordenadora da CEGUAI e usuária do app em seu dia a dia, Fernanda Girão, destaca a interface extremamente simples, que oferece respostas imediatas e alta confiabilidade dos dados. Para Fernanda, com esta tecnologia, sua equipe, desonerada do esforço manual para compilação de informações, consegue ser mais proativa.
Segundo Erick Brasil, gerente de marketing e comunicação da CEGUAI, “hoje, as soluções implantadas atendem de 98 a 99% das nossas necessidades”. Ele lembra ainda que, desenvolvido em SharePoint, a plataforma de colaboração da Microsoft, o Portal de Inteligência da organização funciona atualmente como uma rede social corporativa, permitindo o compartilhamento de conteúdos entre colaboradores e parceiros. “Hoje, além dos relatórios e números, eu tenho informações dos funcionários que trabalham na CEGUAI e consigo integrar toda nossa base de parceiros. Sem dúvida, conseguimos aproximar mais as pessoas”.
Com maior visibilidade da operação das UAIs e a possibilidade de implementação de melhorias nos processos que, em última instância, levarão a um atendimento mais eficaz dos cidadãos, outras Secretarias de Minas Gerais já demonstraram interesse em replicar o projeto. “A CEGUAI entendeu que a TI poderia melhorar nosso negócio ao apoiar nossos processos. Conseguimos apresentar resultados gerenciais maduros, de maneira profissional e estruturada. Esta postura saltou aos olhos de outras áreas do Programa Estruturador Descomplicar do Estado de Minas Gerais, no qual as UAIs foram idealizadas, e hoje, estas áreas também querem implementar o portfólio de soluções da Microsoft, sobretudo o Windows 8”, conclui Fernanda Girão.
O caso de implantação do Windows 8 e de outros softwares da Microsoft nas UAIs faz parte de uma iniciativa lançada recentemente pela Microsoft em todo mundo, denominada CityNext. O CityNext se dedica ao desenvolvimento de projetos e estabelecimento de parcerias que melhorem a qualidade da vida dos cidadãos, tornando as cidades mais inteligentes. Cidades como Barcelona já têm se destacado no uso de softwares e serviços para melhorar a gestão de serviços públicos. Por meio das UAIs, Minas Gerais também dá um passo nessa direção. “A gestão pública está percebendo a tecnologia como um aliado importante para aprimorar o atendimento ao cidadão, seja no hospital, na escola ou em qualquer outro tipo de serviço”, disse Patrícia Freitas, diretora de setor público da Microsoft. De acordo com a executiva, a preparação do Brasil para sediar grandes eventos nos próximos anos representa oportunidades para o CityNext, mas as chances de negócio vão muito além desse momento.
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