Estúdio de animação Reel FX utiliza tecnologia para criar primeiro longa metragem “Bons de Bico”
nov 13A Dell anuncia que o premiado estúdio de animação Reel FX utilizou a tecnologia Dell para desenvolver, produzir e animar seu primeiro filme de animação em longa-metragem, “Bons de Bico” (Free Birds, em inglês). O longa apresenta a história de dois perus que viajam de volta no tempo para tentar tirá-los do menu do Dia de Ação de Graças. Estreando nos cinemas brasileiros nessa sexta-feira (08/11), o filme é dirigido por Jimmy Hayward (diretor do filme Horton e o Mundos dos Quem!) e dublado por grandes estrelas da comédia no Brasil, incluindo Leandro Hassum e Marcius Melhem.
O lançamento do filme marca a apresentação da marca Reel FX Animation Studios para os consumidores. Este é o primeiro filme produzido totalmente no estúdio após 20 anos de criação de conteúdo animado – incluindo filmes, comerciais e projetos interativos, para empresas como a Fortune 500 e quase todas as grandes companhias de entretenimento.
Desenvolver um longa metragem foi uma tarefa colossal para o Reel FX, por isso o estúdio contou com uma solução completa da Dell composta de Dell Precision Workstations, laptops Dell Latitude, servidores Dell PowerEdge, Dell Networking, Dell Storage e monitores Dell UltraSharp. Para o Reel FX, “Bons de Bico” é uma prova que “com máquinas incríveis nas mãos de artistas brilhantes e criativos, tudo é possível”, como afirma Chuck Peil, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios do Reel FX Creative Studios.
O Reel FX estava quase na metade da produção, com a data de lançamento marcada para o final de 2014, quando um filme importante cancelou seu lançamento programado para novembro 2013. Com isso, decidiu-se antecipar o cronograma de “Bons de Bico” em um ano. O novo cronograma exigiu processar mais quadros em um curto período de tempo e ter o poder de processamento para produzir cenas incrivelmente complexas do filme de forma rápida e confiável.
“Em um filme de animação típico, à medida que você se aproxima do fim da produção, são produzidos 35-40, talvez 50 cenas por semana”, disse Kyle Clark, diretor Operacional do Reel FX Creative Studios. “No Bons de Bico, como o cronograma foi reduzido, estávamos fazendo mais de 200 cenas por semana. Assim, a tecnologia tinha que ser precisa e muito consistente. Não podíamos perder tempo com inatividade”, conclui.
O Reel FX ainda aumentou o poder de processamento para 12 cores por máquina e mudou os sistemas de 24GB para 48GB, com o upgrade para Dell PowerEdge C6220 rack servers, permitindo-lhes reduzir o tempo de rendimento por quadro em 30%. “A Dell proporcionou o poder de processamento que precisávamos para as estações de trabalho de nossos artistas, os laptops de produção e os servidores de renderização, para que pudéssemos produzir e renderizar nosso filme com sucesso”, destaca Ross Moshell, diretor de Tecnologia de Negócios do Reel FX.
“Bons de Bico” contém ainda uma grande quantidade de efeitos complexos, como os perus com suas penas e as cenas de florestas densas – elementos que exigem muito poder de processamento para serem gerados e com o máximo de interações possível, a fim de definir e refinar o visual dos quadros finalizados. Para atender a estas altas exigências, foram usadas workstations Dell Precision T5600, que oferecem gráficos sofisticados e o poder que eles precisam para executar aplicativos profissionais de computação intensiva, incluindo Side Effects Houdini, The Foundry NUKE, Autodesk Maya e um plug-in desenvolvido pelo próprio estúdio para criar as penas dos personagens. Para gerenciar seu ambiente de software dinâmico em um cronograma curto e com uma quantidade limitada de horas-homem, o Reel FX também usou o Dell KACE K1000 Systems Management Appliance.
“Nossas estações de trabalho Dell Precision nos permitiram criar e animar 97 personagens com uma equipe de seis pessoas, o que é praticamente inédito em um estúdio maior. Para isso, contamos obviamente com um desempenho fenomenal”, disse Monika Sawyer, supervisora de Peles e Penas no filme do Reel FX.
Uma rede de alta velocidade também é importante para os artistas do Reel FX terem acesso rápido aos dados que necessitam, permitindo-lhes um tempo extra para mais interações. No ano passado, o Reel FX mudou de seu fornecedor tecnológico anterior para a Dell Networking que oferece para baixa latência, alta velocidade e amplitude total da gama de produtos. Com os comutadores de alta performance Dell Networking S55 e S4810, o Reel FX foi capaz de aumentar o rendimento da rede, aumentando a capacidade do backbone do estúdio, de 10Gb para 20Gb.
“Estamos entusiasmados com a parceria com o Reel FX, com sede no Texas, oferecendo a tecnologia utilizada para desenvolver seu primeiro longa metragem, Bons de Bico”, disse Andy Rhodes, diretor executivo da Dell Precision Workstations. “A indústria cinematográfica é um negócio muito dinâmico e competitivo, por isso nossa missão é garantir que nossos clientes deste setor tenham em mãos a tecnologia mais poderosa e confiável, a fim de cumprir os cronogramas de produção sem interrupção, para que eles possam se concentrar em explorar as novas ideias para contar histórias e criar novas imagens”.
Comments