A Motorola Solutions, provedora mundial de soluções e serviços de comunicação para missão crítica, constatou por meio de um estudo de mobilidade corporativa desenvolvido pela Frost & Sullivan, que a mobilidade vem mudando a rotina das operações das empresas no Brasil e que algumas tendências globais já estão ocorrendo no mercado nacional.
O levantamento mostra a utilização cada vez maior de soluções móveis, como o tablet empresarial ou tecnologias como RFID (identificação por rádio frequência), que permitem às empresas aumentar produtividade, desempenho e satisfação de clientes.
No momento de escolher um fornecedor para tecnologias móveis, as empresas avaliam uma série de quesitos, sendo que o menor custo de soluções e equipamentos, a satisfação com qualidade, a garantia e o suporte técnico estão entre os mais relevantes. Das empresas consultadas, 45% consideram o menor custo como item importante na escolha de um fornecedor, sendo que, para 15% delas, o custo é fator determinante. Já 60% informaram que a escolha do fornecedor está ligada a marca forte no mercado.
Os dados mostram ainda que o uso de tablets tem o maior crescimento nos setores de varejo, segurança, farmacêutico e financeiro. Com isso, surgem cada vez mais oportunidades para desenvolvedores focados no setor corporativo. Entre os aplicativos mais usados para os tablets estão: e-mail e software de suporte de vendas, como o Relacionamento e Gerenciamento com o Cliente (Customer Relationship Management – CRM) e Inteligência de Negócios (Business Intelligence – BI). A expectativa, pelo estudo, é de adesão aos tablets nos próximos três anos.
Outras tecnologias também estão sendo vistas com mais atenção, como RFID, que em alguns setores, como logística, indústria e varejo, tem apresentado crescimento considerável. Isso porque, sua implementação pode beneficiar toda uma cadeia de abastecimento com rastreamento de produtos, sendo possível saber exatamente onde se encontram as mercadorias em tempo real. Os resultados positivos podem ser percebidos e contabilizados a curto prazo. No entanto, para que as empresas tenham a consciência exata dos benefícios, da importância da tecnologia RFID e suas capacidades, é preciso que se tenha um cenário ainda mais claro, com mais informações e muito mais conhecimento sobre a tecnologia e para isso a estimativa é que isso aconteça dentro de quatro a seis anos no Brasil.
Pontos para refletir
Uma das grandes tendências globais é a conectividade e o gerenciamento de dispositivos e sistemas, consequência da evolução do 3G e do wi-fi. Isso permite que o cliente previamente cadastrado que entrar em um estabelecimento seja reconhecido e receba atendimento personalizado.
Com a ajuda da tecnologia, as empresas estão disponibilizando mais tempo para conhecer seus clientes e satisfazê-los, melhorando a experiência de atendimento a eles.
O crescimento de aplicativos para dispositivos móveis amplia a visibilidade da comunidade dedicada a seu desenvolvimento.
A adoção de dispositivos de múltiplas tarefas melhora a produtividade e eficiência nas empresas. Dessa forma, os tablets empresariais tornam-se uma ferramenta primordial para dar assistência às empresas e aos clientes.
O varejo é o setor que possui a maior demanda por soluções de mobilidade, em especial, dispositivos de computação móvel. Mas outros segmentos estão começando a adotar essa tecnologia, como governo, saúde e hotelaria.
As empresas estão começando a seguir o conceito “Bring Your Own Device” (Traga seu Próprio Dispositivo) e assim os usuários levam para seus locais de trabalho a experiência que eles tiveram com seus dispositivos como usuários finais.
“As empresas precisam estar atentas à movimentação do mercado e prontas para se antecipar e conseguir atender às necessidades de seus clientes, tornando seus funcionários ainda mais eficientes em suas atividades. Mobilidade, hoje em dia, significa garantir mais produtividade, mais eficiência e melhor desempenho”, diz Renata Ronco, gerente de Marketing da Motorola Solutions Brasil.
“Tendências globais como busca por maior produtividade, colaboração e ofertas de serviços de maior valor agregado estão estimulando a adoção de dispositivos móveis. O foco é cada vez maior na satisfação do cliente e na melhor experiência dos consumidores finais no processo de compra”, explica Bruno Tasco, analista de mercado da Frost & Sullivan.
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