Enquanto os diretores de marketing lideram as iniciativas de crescimento projetadas para levar as empresas para a era digital, os fornecedores focados em serviços de marketing e consultoria tradicional de negócios estão expandindo suas marcas para provar que podem ajudá-los a tirar estas iniciativas do “papel”. A liderança no mundo digital é o tema chave do Symposium ITxpo 2013, evento do Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, que acontece de 4 a 7 de novembro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel.
A ascensão do marketing digital permite ao setor de serviços atuar na transformação dos negócios. Os players tradicionais e as organizações de consultoria estratégica com habilidades de indústria, gestão e análise, que têm dominado o mercado de consultoria de negócios durante anos, também estão muito aprofundados neste espaço. Mas, os grandes players de serviços de marketing estão acirrando a concorrência.
A demanda por estes serviços estão se movendo rapidamente, além das áreas de mídia, varejo e serviços financeiros – setores que estão vivendo uma ruptura. O crescimento por parte de todos os segmentos está se acelerando, na medida em que surgem oportunidades da inovação na entrada no mercado, da “Internet de Tudo” e dos modelos de negócios virando software.
O atual aumento na demanda vem das pressões por automatizar a linha de frente, abrindo ainda mais as portas para o setor de marketing, especialmente aqueles serviços já reconhecidos como marketing estratégico, serviços criativos e design de experiência do usuário (UX, na sigla em inglês). A demanda por profissionais especializados em UX, com profundos conhecimentos cognitivos, de mobilidade e de gamificação continuarão crescendo, devido a uma infinidade de iniciativas de transformação na linha de frente.
Outra grande mudança na transformação moderna é a influência da juventude. A geração atual tem mais experiência em computação, é mais conectada e está mais nas redes sociais do que qualquer outra. Como resultado, suas expectativas de trabalho e entretenimento são completamente diferentes das anteriores. Os executivos experientes percebem que o conhecimento demandado pelos líderes de negócios do amanhã não será compartilhado, ao menos que seja sutilmente integrado à história da marca, que cria um resultado positivo do qual valha a pena falar.
O Gartner oferece algumas recomendações antes da contratação de uma consultoria para as transformações nos negócios da empresa:
· Conheça seu negócio antes de transformá-lo – Em um mundo que a transformação acontece rápido, os fornecedores têm conhecimento de que devem trazer a expertise do setor para qualquer engajamento. Mas, isso não significa renunciar do seu conhecimento para os consultores. Os diretores de marketing devem desenvolver os próprios cenários sobre a mudança da experiência do cliente antes de se engajarem com especialistas.
· Teste os conhecimentos dos consultores antes de assinar contrato – Os diretores de marketing não devem assinar um contrato antes de se certificarem que as habilidades dos consultores tenham sido testadas, por meio de referências e sessões de trabalho interativas. Leve cenários previstos aos fornecedores, sob um acordo de não divulgação, e peça uma avaliação e crítica. Experimente o modo de pensar e a metodologia em primeira mão.
· Prepare para se comprometer – O dinheiro gasto com a consultoria de transformação digital terá pouco retorno se não correr algum risco. Os diretores de marketing devem ter vice-presidentes do setor focados no faturamento atual, enquanto eles enfrentam a agitação organizacional que acompanha as iniciativas transformacionais.
Estas e outras análises sobre a era digital serão esclarecidas pelos analistas do Gartner no Symposium ITxpo 2013. As inscrições para o evento podem ser feitas pelos telefones (11) 5632-3109 ou 0800-7441440, ou pelo e-mail brasil.inscricoes@gartner.com. Saiba mais em www.gartner.com/br/symposium.
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