A Companhia Estadual de Energia Elétrica Participações (controladora da holding Grupo CEEE), do Rio Grande do Sul, investiu na adoção de diversas soluções da Oracle, com destaque para os aplicativos e banco de dados, pelo programa Oracle Applications Unlimited Licence Agreement em julho de 2012. Esta opção contratual permite que a empresa adquira as licenças de diferentes produtos, podendo contar com os benefícios dos desenvolvimentos realizados ao longo do tempo.
O Grupo CEEE tinha 90% de infraestrutura de banco de dados padronizada em Oracle e o desafio de ampliar os serviços prestados às áreas de negócios da empresa, por meio do apoio de novas tecnologias que se integrassem ao seu legado tecnológico. Simultaneamente, a empresa precisaria disseminar uma nova filosofia de trabalho e uma cultura empresarial, que contemplará mais de 4,5 mil colaboradores.
O trabalho foi iniciado com a realização de vários workshops para identificar as demandas específicas das diferentes áreas, que se dispuseram a contribuir para reforçar a infraestrutura de TI. Como resultado, foram definidas a ampliação das licenças de Oracle Database e a contratação dos aplicativos Oracle Primavera, Oracle Business Intelligence Enterprise Edition, Oracle Business Process Management Suite, Oracle Database Integrator, Oracle Enterprise Content Managment, Oracle Webcenter e Oracle SOA, entre outras, por meio do ULA, a serem implementadas em três anos.
A primeira solução a ter um projeto-piloto implementado foi a Oracle Primavera nas áreas de Transmissão e Distribuição, nas quais eram utilizadas diversas ferramentas não integradas de gerenciamento dos projetos, que eram armazenadas em versões desktops sem gestão centralizada. Isso dificultava a avaliação conjunta de todos os projetos simultâneos desenvolvidos pela empresa.
O Oracle Primavera ajuda as empresas a organizar, priorizar e selecionar projetos por critérios de plano e de investimento, para que alcancem total controle de gestão da carteira de projetos, incluindo os mais complexos. Esta solução foi muito bem recebida pelos usuários por tornar os processos mais centralizados e ajudar a estabelecer uma nova metodologia de trabalho e esta em rápida expansão em outras áreas da empresa.
Atualmente, o Oracle Primavera já está controlando os processos referentes às obras da Copa de 2014 e nos próximos três anos terá sua utilização expandida para as demais obras das áreas de Distribuição e de Transmissão do Grupo CEEE.
Outra ferramenta que tem gerado bons resultados é o Oracle Database Integrator (ODI) que está integrando diversas ferramentas, inclusive com um novo sistema de gestão jurídica, que roda na nuvem.
Oracle Business Intelligence
O Grupo CEEE também decidiu implementar o Oracle Business Intelligence Enterprise Edition por ser uma plataforma de inteligência de negócios com ampla gama de recursos analíticos e de relatórios, capaz de aprimorar as informações gerenciais, tornando-as mais dinâmicas e gráficas para sua alta diretoria.
Desenvolvido para oferecer escalabilidade, confiabilidade e alto desempenho, o Oracle Business Intelligence Enterprise Edition possibilita insights contextuais relevantes acessíveis às diferentes áreas da organização. Os resultados melhoram a tomada de decisões e a adoção de ações mais eficientes para os processos de negócios.
O projeto de implementação do Oracle Business Intelligence deverá contribuir efetivamente para aperfeiçoar e agilizar as decisões do Grupo CEEE nos próximos anos. De imediato, a empresa já o utilizou para preparar um detalhado dashboard para a área de planejamento com indicadores financeiros. O próximo projeto é integrar informações da área técnica da distribuição, como, por exemplo, da planta elétrica, de chamadas de emergência e de consumo de energia.
Depoimentos
· “Para todas as ferramentas adquiridas, o motivador foi a modernização do ambiente do Grupo CEEE a fim de contemplar requisitos de integração, automatização, racionalização de recursos e tomadas de decisões com mais precisão e rapidez. Optamos pela Oracle devido ao seu posicionamento no cenário mundial de oferecer soluções completas e integradas, capazes de viabilizar diferentes projetos corporativos, que sempre exigem integrações, escalabilidade e segurança”, afirma Luis Carlos Niedersberg, CIO da Grupo CEEE.
· “A escolha por adquirir licenças de software por tempo indeterminado da Oracle se baseou na eficácia e capacidade de integração dos aplicativos, que vão nos garantir acesso a informações gerenciais de forma dinâmica e gráfica para a diretoria nos próximos anos. Isto além de atender nossa necessidade latente de automação de processos de trabalhos manuais, garantindo redução de equívocos e mais segurança na gestão de conteúdo, na intranet e nas informações disponíveis no portal do Grupo CEEE”, acrescenta Luis Carlos Niedersberg, CIO da Grupo CEEE.
· “As soluções da Oracle auxiliam na agilidade e aperfeiçoamento da execução dos processos operacionais, bem como na tomada de decisões, resultando em maior assertividade e competitividade para a Grupo CEEE . A aquisição por meio de um Oracle Unlimited License Agreement só amplia os benefícios propiciados, que serão reforçados pelo investimento da Grupo CEEE em 300 mil learning credits para treinamento de multiplicadores e também oito mil horas de consultoria para implementação das mesmas”, disse Alessandra Guarino, diretora de Vendas para o Setor de Utilities da Oracle do Brasil.
Comments