A Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia, se engaja em uma parceria estratégica com a Gol linhas aéreas inteligentes com o objetivo de otimizar os custos da operação com TI da companhia e proporcionar melhorias em seus processos, principalmente em relação a aberturas e resoluções de requisições.

Segundo os resultados do 2º trimestre deste ano, a participação da empresa no mercado de viagens domésticas corporativas cresceu três pontos porcentuais na comparação anual, atingindo 33,5% no primeiro semestre do ano.

A Gol encontrou na parceria com a Stefanini uma oportunidade de proporcionar soluções alinhadas às novas expectativas da companhia e ainda mais produtividade na prestação de serviços de TI.

O primeiro desafio enfrentado pela Stefanini foi unificar o suporte de atendimento interno da Gol às áreas de Service Desk, Field Services, Monitoração e Operação do Nível 3 das Bases (AD – Active Directory). Para isso apresentou uma solução que atua como um single-point-of-contact (SPOC) ou ponto único de contato (PEC), vital para a comunicação efetiva entre os clientes internos e as equipes de TI, que tratou todas as requisições e problemas reportados pelos usuários ao canal de atendimento da TI.

Pautada pela metodologia ITIL, conjunto de boas práticas que busca promover a gestão com foco no cliente e na qualidade de serviços de TI, a solução desenvolvida pela Stefanini ofereceu um ganho de produtividade que se refletiu em redução de custos, qualidade e aumento de produtividade nos tempos de atendimento para a Gol.

A implementação do projeto começou em dezembro do ano passado e foi concluído em fevereiro deste ano. “Foi uma implantação de alto risco, desenvolvido em plena alta temporada, mas gerenciamos bem os riscos”, diz Tiago Machado, gerente de negócios da Stefanini. “Inicialmente executamos um mapeamento completo do cenário atual da Gol. Em seguida, implantamos a solução proposta para combater os principais pontos de ineficiência”, conta Machado.

A implementação do projeto trouxe maior eficiência na solução dos problemas e requisições de TI, além de reduzir em mais de 30% os custos com a sustentação e infraestrutura. “A Gol escolheu a solução da Stefanini para implementação de um novo conceito onde a qualidade de atendimento x custo foi um dos fatores principais deste projeto. O conhecimento do ambiente de negócio crítico, como aeroportos, é um diferencial da Stefanini”, afirma Lina Takai, gerente de Soluções e Negócios de TI.