A Polycom, provedora de comunicações unificadas e colaboração por padrões abertos, está colaborando para que a IESA, promova uma maior mobilidade para seus colaboradores, reduzindo assim distâncias, tempo consumido em viagens e despesas.

Com mais de dois mil funcionários e diferentes áreas de atuação, a IESA Projetos, Equipamentos e Montagens S.A, uma das empresas da Inepar S.A., 100% brasileira, especializada na fabricação de equipamentos pesados nas áreas de Geração de Energia, Equipamentos de Processo, Movimentação de Materiais, Transporte Metroferroviário e Compensação Reativa, tinha a necessidade de melhorar a qualidade de suas comunicações.

A atual plataforma de colaboração da Polycom atende as seis unidades da INEPAR, localizadas em Araraquara (SP), onde se encontra a unidade industrial; Curitiba (PR), sede da Inepar Administração e Participações; Florianópolis (SC), instalações do Centro de Novos Negócios e Tecnologia (CNTI); Rio de Janeiro (RJ), sede da IESA Óleo & Gás, pertencente ao Grupo, e Polo de Macaé (RJ).

A companhia optou por substituir uma solução de videoconferência desenvolvida internamente por uma completa plataforma de vídeo colaboração Polycom RealPresence. Solução que permite a realização de reuniões à distância, independente de onde estejam localizados os participantes, com alta definição, e que interopera com o mais amplo leque de dispositivos e aplicativos sociais, móveis e de negócios.

De acordo com João Marques Luiz Neto, da coordenação de infraestrutura de Ambiente Operacional e Service Desk de TI da IESA, a rede de vídeo da empresa requeria inovação. O ponto forte do projeto, desenvolvido e implementado pela DigitalNetBR, parceiro da Polycom, foi o fato de atender de forma positiva as demandas da IESA e ao mesmo tempo preservar o legado de equipamentos já existentes.

Coube assim à DigitalNetBR a gestão de toda a infraestrutura, atualização desta rede com tecnologias em alta definição e novos recursos. ”Éramos usuários do recurso de videoconferência há uma longa data, porém tínhamos limitações em relação à qualidade da infraestrutura”, enfatiza.

A solução é disponibilizada tanto nos níveis estratégico, como tático e operacional, porém sua maior utilização é pelo corpo diretivo em reuniões para discutir o planejamento estratégico das unidades, por exemplo. Graças aos recursos disponíveis é possível compartilhar conteúdo, o que é feito especialmente durante as reuniões que envolvem tomadas de decisões, assim como em conexões externas entre a IESA e seus clientes.

Além disso, levando em consideração o fato do Grupo investir de forma crescente em mobilidade, os executivos contam com smartphones e tablets sincronizados com a infraestrutura de colaboração, ou seja, os usuários podem contar com a colaboração por vídeo entre as unidades remotamente, desde que possuam conexão com internet.

“Estimamos que a iniciativa já tenha colaborado para uma economia de 60% nos custos despendidos com deslocamentos de equipe. A nossa expectativa é alcançar uma redução de 80% no total de despesas, pois o processo ainda está amadurecendo dentro da empresa ”, complementa o executivo.

A comodidade que o sistema traz, já é perceptível, principalmente por parte da diretoria. A empresa já notou um acréscimo na demanda da agenda de reuniões via vídeo, configurando desta forma em uma mudança cultural dentro da companhia.

“Diariamente somos solicitados pelo nível estratégico da empresa a realizar chamadas diferenciadas, como por exemplo, conectar quatro de nossas unidades e mais um convidado externo. Esta aplicação deixa claro o impacto que a tecnologia pode representar na velocidade da tomada de decisão, além disso, a diretoria já pôde observar que o recurso trouxe um ROI excelente para organização sem deixar de lado a segurança das chamadas feitas pelas soluções da Polycom e de nossas informações”, explica Neto.