A rede D’Or São Luiz, maior grupo hospitalar privado do Brasil, investiu em um projeto de integração de sistemas que permitirá a administração dos processos distribuídos em todas as filiais, melhorando a comunicação entre eles.

O projeto possibilita que a empresa reduza o tempo de resposta aos pacientes para autorizações de procedimentos médicos, além de integrar pedidos e resultados de exames. Nesse caso, a solução ainda dá suporte ao sistema SmartTrack nas emergências. O SmartTrack é uma tecnologia implementada em todos os prontos-socorros da rede, que permite que a triagem dos pacientes seja feita com mais agilidade por uma equipe multiprofissional. Em caso de urgência, o paciente imediatamente recebe o atendimento necessário. Se a classificação de seu quadro for considerada simples ou depender de uma avaliação mais profunda, ele é encaminhado diretamente para salas onde passará por cuidados médicos.

Antes de adotar a solução IBM, a rede utilizava uma programação ponto a ponto para a comunicação entre as operações dos hospitais, o que era uma tarefa muito trabalhosa. Com o novo sistema adotado*, o processamento de informações é feito de maneira mais eficaz, além de trazer um melhor custo benefício à empresa. “Com a solução implementada, agora podemos realizar esse processo em grande escala de modo automático e tratar grandes volumes de informação de forma mais produtiva. Alcançamos uma redução de custos de 40% na área de desenvolvimento, e hoje podemos criar novas soluções para aprimorar o atendimento aos pacientes de forma muito mais ágil”, conta Marlon Oliveira, CIO (Chief Information Officer) da Rede D’Or São Luiz.

De acordo com o executivo, a intenção é que a instituição tenha maior visibilidade dos seus serviços e que, futuramente, estes sejam estendidos para os laboratórios e operadoras de plano de saúde da rede. Com isso, é esperado que diminuam os riscos operacionais e os custos de manutenção e desenvolvimento de novos processos. “Podemos monitorá-los, medir o desempenho, facilitar os processos de auditoria e prever melhor onde devemos fazer investimentos”, explica o CIO.

A rede D’Or São Luiz é hoje a maior operadora independente de hospitais do Brasil, com presença no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Pernambuco. Fundada em 1977, possui atualmente 27 hospitais e 25 mil funcionários para realizar cerca de 220 mil atendimentos por mês. Em 2012 adquiriu os hospitais Santa Luzia e Coração do Brasil, em Brasília e, no estado de São Paulo, assumiu o controle dos Hospitais Vivalle. Em São José dos Campos, do Hospital Nossa Senhora de Lourdes e do Hospital da Criança.