Ao completar 18 meses de contrato com a Sispro para atender às exigências do SPED relacionadas ao controle fiscal, contábil e gestão de patrimônio, a Cotrijal, Cooperativa Agropecuária e Industrial, com sede em Não-Me-Toque, Rio Grande do Sul, e presença em 14 municípios do Planalto Médio Gaúcho, faz um balanço positivo da utilização dos serviços e tecnologias empregadas para enviar os arquivos digitais sem erro e nos prazos determinados pelo Fisco.

A Cotrijal é composta por 40 entidades jurídicas e atua na produção de grãos, leite bovino, rações, além de lojas e supermercados para a comercialização de seus produtos. Como todas as empresas, a Cotrijal também possui obrigações junto ao Fisco, e o projeto com a Sispro lhe garantiu cumprir as regras do SPED, com o envio correto dos arquivos e nos prazos determinados, segundo conta o gerente de TI da Cotrijal, Ari Heck.

“Com o apoio da tecnologia Sispro, padronizamos os processos de coleta das informações contábeis, fiscais e de patrimônio para garantir que os arquivos digitais fossem gerados corretamente. Registramos um aumento de 40% na produtividade relacionada às tarefas do projeto. Também podemos destacar que a qualidade das soluções Sispro nos deu a segurança necessária para executar as tarefas relacionadas ao SPED, incluindo a conciliação e carga dos dados”, explica. Os módulos adquiridos foram Sispro Sped Contábil, Sispro Sped Fiscal, Sispro Sped PIS/COFINS e Gestão de Patrimônio.

Heck também destaca o conhecimento da equipe de especialistas da Sispro na legislação do SPED para a tomada de decisão da Cotrijal. “A própria Sispro tem realizado encontros com empresas e profissionais em várias cidades para debater o controle digital sobre as empresas. Seu profundo conhecimento nos temas relacionados à realidade fiscal do país já nos dá esta segurança, além, é claro, de transferir todo este conhecimento para as suas soluções tecnológicas.”

A Cotrijal faz parte de um segmento que é responsável por 6% do PIB nacional, reunindo mais de 7.600 entidades jurídicas filiadas ao sistema OCB. “Mesmo sendo entidades jurídicas com regras específicas, também temos que cumprir com as obrigações com relação ao Fisco”, lembra Ari Heck.

“Com a automatização dos processos de negócios e com a adoção de soluções tecnológicas avançadas, como as da Sispro, podemos nos dedicar ao nosso negócio principal, o que sabemos fazer de melhor: disponibilizar informações, tecnologias e serviços que possam melhorar o resultado das propriedades e garantir segurança e renda ao associado.”