A Globosat é uma programadora de conteúdo para televisão por assinatura, detentora de cerca de 40 canais pagos, como Globo News, Multishow, Telecine, entre outros. Com seu crescimento, o departamento de Tecnologia da Informação percebeu a necessidade de aumentar sua eficácia operacional e simplificar seu gerenciamento. A empresa já utilizava o System Center 2007 e optou por atualizar a solução para a versão 2012, trocando a antiga plataforma de armazenamento na nuvem pelo Windows Azure. Com isso, a Globosat agora possui um gerenciamento mais fácil, rápido e eficiente.

O System Center 2007 era a plataforma utilizada para monitorar os serviços disponibilizados na nuvem, cujo provedor de máquinas virtuais era da Amazon. No entanto, essa ferramenta oferecia um gerenciamento falho, tornando difícil até acompanhar o que estava acontecendo com o seu servidor internamente. “Para fazer algo tão simples como criar uma máquina na nuvem, nós tínhamos que entrar num portal que era muito limitado e não funcionava corretamente”, lembra Geraldo Pimenta, gerente de infraestrutura de TI da Globosat. A companhia precisava buscar no mercado uma solução que oferecesse disponibilidade, segurança e mais facilidade para os gestores.

Por utilizarem o System Center, a solução encontrada foi atualizar a plataforma de gerenciamento da Microsoft para a versão 2012. Nesse período, eles foram apresentados ao Windows Azure, solução de armazenamento em nuvem da Microsoft. As duas ferramentas casaram com o que a Globosat tinha em mente: o gerenciamento em nuvem seguro, fácil e eficiente por meio de uma ferramenta instalada na própria estrutura.

Junto com o System Center 2012, vieram o Hyper-V 3.0 e o Windows Server 2012, ferramentas consideradas pré-requisitos na instalação do System Center 2012, responsável diretamente pelo gerenciamento do Windows Azure. “Nuvem é uma tendência de mercado. Nós vínhamos de um teste bem avançado com a Amazon, mas apenas depois que fomos apresentados ao Azure é que percebemos o potencial dessa ferramenta”, conta Geraldo Pimenta.

A Lógica Tecnologia foi a empresa parceira da Microsoft na implantação, responsável também por todo o planejamento da mudança. “Eles decidiram utilizar esses produtos porque conheciam o System Center e também para obter maior controle dos serviços, já que o desejo da empresa era trabalhar com nuvem híbrida”, lembra Simone Pereira, gerente de tecnologia da Lógica.

A implantação foi feita de dezembro de 2012 a janeiro de 2013, contemplando todo o departamento de TI da Globosat e atingido indiretamente todas as áreas da empresa. “Em princípio, esse benefício está dentro da área de TI, porque nós ainda estamos nos familiarizando com toda a estrutura. Uma vez que a gente tenha dominado totalmente o processo, iremos disponibilizar para as demais áreas”, explica Geraldo.

Benefícios

Mesmo com o pouco tempo de utilização, a Globosat já percebeu uma mudança significativa em seus serviços. Se antes eles levavam de cinco a dez dias para criar uma máquina na nuvem, com o System Center 2012 e o Windows Azure é possível fazer essa operação em apenas três cliques. “Hoje, posso dizer que temos um monitoramento mais eficaz e híbrido, já que conseguimos monitorar os nossos recursos internos e na nuvem”, conta Geraldo.

Com o System Center 2012, a empresa cria uma máquina na nuvem com mais facilidade e ainda incorpora a ela soluções de monitoramento e distribuição de software. “Eu consigo tanto gerenciar quanto manipular essa máquina que eu criei como objeto da minha rede, mas estando na nuvem.”, diz Geraldo. “Estamos muito contentes com o System Center 2012 e com o Windows Azure, pois essas ferramentas nos oferecem infinitas possibilidades”.

A infraestrutura de TI da Globosat é um setor de apoio que provê serviços para várias áreas. Antes, eles tinham problemas para passar um orçamento dos serviços. Com o Windows Azure, o departamento de TI resolve isso de imediato e ainda providencia aquele recurso de uma maneira muito mais rápida, em casos emergenciais.

A ferramenta também oferece para a Globosat uma gama de novas soluções e possibilidades no dia a dia da empresa. “Além de fornecer uma infraestrutura na nuvem, o Windows Azure nos possibilita outros tipos de serviços, como criação de site, publicação de vídeo e streaming, entre outras aplicações”, comemora o gerente de TI da Globosat.

Além de todos esses benefícios, a plataforma fornece ao cliente um contrato por meio do SLA (Service Level Agreement), um acordo de nível de serviço de 99,9% que garante retorno financeiro em caso de falha ou parada total do sistema. Nesse caso, a empresa tem a garantia de que todos os serviços estarão à disposição da Globosat 24 horas por dia, sete dias por semana.