A American Airlines concluiu a implantação do programa Electronic Flight Bag, com a descontinuação das revisões em papel das cartas dos terminais, o que a torna a primeira grande companhia aérea a utilizar somente tablets em todas as cabines de comando durante todas as fases do voo. Em abril, a American completou os testes em suas aeronaves Boeing 757 e 767, e obteve aprovação para utilizar o iPad em toda a sua frota atual de Boeings 777, 767, 757, 737 e MD-80.

O Electronic Flight Bag, que substitui mais de 15 kg de material de referência e manuais em papel, que os pilotos frequentemente carregam em seus kits de voo, oferece muitos benefícios para a American e seus pilotos.

“Nosso programa Electronic Flight Bag tem um impacto positivo ambiental e nos custos”, afirma David Campbell, vice-presidente de Segurança e Desempenho de Operações da American Airlines. “Remover o kit de todos os nossos aviões economiza, no mínimo, 400 mil galões e US$ 1,2 milhão em combustível por ano, com base nos preços atuais. Além disso, cada um dos mais de 8 mil iPads que implementamos até o momento substitui mais de 3 mil páginas de papel anteriormente transportadas por cada piloto e instrutor ativos. No total, 24 milhões de páginas de documentos em papel foram eliminadas”.

Todos os pilotos da American agora aproveitam os benefícios associados à substituição de seus pesados kits – uma das maiores causas de lesões em pilotos da companhia – por um iPad de 600 g. O formato digital também exige menos tempo para atualizar cada um dos seis ou mais manuais em papel encontrados no kit de cada piloto, já que as revisões manuais demoram horas para ser concluídas todo mês, contra minutos nas atualizações eletrônicas.

“Nosso foco no aprimoramento tecnológico em toda a nossa operação nunca foi tão forte, à medida que continuamos construindo a nova American”, diz Patrick O’Keeffe, vice-presidente de Tecnologia de Operações da American Airlines. “Como a primeira grande companhia aérea a concluir com sucesso a transição do Electronic Flight Bag em toda a sua frota, estamos orgulhosos de incluí-lo entre outros programas bem-sucedidos que oferecem as ferramentas que nosso pessoal precisa para realizar suas tarefas com segurança e eficiência”.

Como parte do programa Electronic Flight Bag, os pilotos da American usam software e dados móveis da Jeppesen, uma unidade da Boeing Digital Aviation. O aplicativo Jeppesen Mobile Terminal Chart, aprovado pela FAA, tem permissão para uso de portão a portão, em todas as fases do voo – exceto por alguns documentos selecionados, substitui manuais de operação em papel por informações eletrônicas atualizadas e mais fáceis de acessar.

“Damos os parabéns à American Airlines pelo sucesso de seu programa Electronic Flight Bag”, diz Thomas Wede, presidente da Jeppesen. “Depois de trabalhar em conjunto neste programa durante vários anos, temos orgulho das conquistas da American enquanto ela continua eliminando materiais em papel na cabine de voo, reduzindo a carga de trabalho dos pilotos e aumentando a eficiência operacional em um ambiente de negócios competitivo”.

A American e a Allied Pilots Association (APA) começaram a trabalhar na viabilidade do uso de um tablet como Electronic Flight Bag em junho de 2010, e a American foi a primeira companhia aérea comercial a receber aprovação da FAA, em dezembro de 2011, para uso de um tablet durante todas as fases do voo em sua frota de Boeing 777. A American trabalhou em conjunto com seus pilotos durante todas as fases de desenvolvimento que levaram à integração total do programa.

A partir de 10 de julho, os pilotos da American Eagle Airlines terão a opção de usar iPads para acessar materiais de referência e manuais, tornando a American Eagle uma das primeiras companhias aéreas regionais a adotar o Electronic Flight Bags.