Marco Stefanini*

Vivemos em um mundo globalizado onde ocorrem crescentes transformações tecnológicas. Em meio aos avanços cada vez mais notórios que atingem a população em âmbito global, o empreendedorismo se destaca como forma de reger os negócios de maneira inovadora.

Empreender é essencial para o desenvolvimento socioeconômico de um país, fundamental para a concepção de oportunidades de trabalho, além de ser uma válvula propulsora da economia. As atividades empreendedoras impulsionam não só o sistema econômico, como trazem importantes transformações e crescimentos sociais.

O conhecimento para promover inovações encontra-se em qualquer lugar da rede de valor da organização e no mundo globalizado. Empreender está ligado ao ato de inovar. Estar no comando de uma das principais provedoras globais de soluções de tecnologia, me faz enxergar a inovação como um aliado importante na diferenciação da nossa oferta de serviços.

A 11ª edição da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), revelou que o Brasil alcançou em 2010 a maior taxa de empreendedorismo entre países membros do G20 (grupo que integra as maiores economias do mundo) e do Brics.

O país registrou o melhor resultado dos 11 anos em que participa da pesquisa, com a maior Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial (TEA): 17,5% da população adulta (18 a 64 anos). Ou seja, 21,1 milhões de brasileiros exerceram atividade empreendedora. Isso mostra que, ao longo dos anos, as características da dinâmica empreendedora vêm se consolidando a partir de perspectivas variadas.

O termo empreendedorismo é constantemente associado à prática de negócios, criação ou administração de uma empresa (“empreendimento”). Mas empreender vai muito além disso. Apenas abrir um negócio e gerenciá-lo não é ser empreendedor. Entendo que ser empreendedor está diretamente ligado à inovação e que o “dna” da inovação pode também ser adquirido ou desenvolvido.

Ser visionário, inovador, saber tomar decisões, explorar oportunidades e ser bem relacionado (networking), são algumas das inúmeras características do empreendedor e dentro desse contexto, nosso investimento em inovação sempre acompanhou a trajetória de sucesso da empresa.

Buscamos apresentar um diferencial em nossos serviços, um novo olhar para o que já existe, para que, assim, possamos encontrar soluções inovadoras. Investimos fortemente em inovação, possuímos dois núcleos direcionados à inovação, localizados no Porto Digital (Recife) e Sorocaba (interior de São Paulo). Além disso, fomentamos a inovação nos 30 centros globais de desenvolvimento de soluções em tecnologia, espalhados nos 31 países que atuamos.

A miscigenação cultural nos favorece como nação que tem no seu “gene” a criatividade e a capacidade de se adaptar aos mais diversos cenários. Esse espírito, aliado ao apoio do Governo – que se torna imprescindível para a consolidação desses conceitos – favorecem o nosso posicionamento em âmbito global e projetam o Brasil como oportunidade de investimento.

*Marco Stefanini é fundador e CEO Global da Stefanini, terceira empresa nacional mais internacionalizada e uma das principais provedoras globais de soluções de tecnologia.