O Gartner, empresa de pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, o faturamento mundial de software de Business Intelligence deve alcançar US$ 13,8 bilhões, em 2013, um aumento de 7% em relação a 2012. O mercado deve chegar aos US$ 17,1 bilhões, em 2016.
A inclinação dos CIOs por BI é complementada por aquisições mais táticas em unidades de negócio para análises de departamentos e grupos de trabalho, bem como para o BI pessoal, possibilitado pelo Nexus das Forças (Nuvem, Mobilidade, Redes Sociais e Informação). Esses são fatores determinantes, porém, a curto prazo, o crescimento será prejudicado por macroindicadores lentos e pela desaceleração dos ciclos de vendas multimilionários de negócios de BI. Comparando-se ao crescimento de 16%, em 2011, 2013 e os próximos anos devem ser mais lentos, com acréscimo de apenas um dígito.
“BI e analíticos têm crescido para se tornarem o quarto maior segmento de aplicações de software, na medida em que os usuários finais continuam priorizando os projetos focados em BI/informação e os gastos para aprimorar as tomadas de decisão e análises. Como o volume de informações geradas é cada vez maior, os modelos de negócios precisam se reinventar e, obviamente, dominar analíticos em grandes volumes de dados será um fator-chave para o próximo ciclo econômico”, analisa João Tapadinhas, diretor de pesquisa do Gartner e chairman da Conferência Gartner BI e Gestão da Informação.
A tendência emergente de dados como serviço poderia ampliar significativamente o mercado para plataformas de BI e analíticos. Atualmente, o modelo de negócios é amplamente impulsionado nas capacidades de licença de software das empresas para construir aplicações analíticas. Porém, as empresas vão assinar, cada vez mais, serviços de dados para indústrias específicas, que agrupam um conjunto restrito de dados com capacidades analíticas e de BI embutidas. Com o tempo, a maioria das companhias, independente do seu modelo de negócios, precisará fornecer uma oferta de dados como serviço. Portanto, esta tendência tem potencial de crescimento, na medida em que vários fornecedores procuram incorporar recursos de software de um provedor de plataforma de BI e analíticos em suas ofertas de dados como serviço.
“Embora esse seja um mercado maduro e uma prioridade dos CIOs durante anos, ainda há muitas demandas não atendidas. Toda empresa tem inúmeras áreas, como RH e marketing, que ainda precisam trabalhar com BI e analíticos. Os analíticos descritivos foram, praticamente, concluídos para a maioria das grandes companhias em áreas tradicionais, como Financeira e de Vendas. Mas, ainda, há um crescimento esperado para implantações diagnósticas, preditivas e prescritivas. Uma vez que muitas empresas de médio porte não iniciaram suas iniciativas de BI e analíticos, esperamos que o mercado para essas plataformas continue crescendo rapidamente”, explica Tapadinhas.
De olho na importância do crescimento de BI e analíticos para os negócios das empresas, o Gartner realiza, nos dias 4 e 5 de junho, a Conferência Gartner BI e Gestão da Informação, no Sheraton São Paulo WTC Hotel.
As inscrições para o evento podem ser feitas pelo e-mail brasil.inscricoes@gartner.com, pelo site www.gartner.com/br/bi ou pelo telefone (11) 5632-3109. Até o dia 3 de maio, é possível obter desconto de R$ 775,00
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