Por André Andrade, CEO do Titans Group

A mobilidade e a conectividade ilimitada das pessoas, por meio do uso dos dispositivos móveis, já é uma realidade. O crescimento dessa tendência é o principal pilar do planejamento e estratégia de empresas focadas no futuro. Em breve, todos os objetos estarão conectados, a chamada “internet das coisas” e as pessoas precisarão de serviços que facilitem o gerenciamento de sua vida digital de forma integrada, simples e segura, uma vez que todos eles permitirão acesso aos arquivos e conteúdos dos usuários.

De acordo com o Gartner, as vendas de aparelhos móveis devem crescer 11,3%, em 2013. A área de aplicativos móveis irá faturar US$ 74 bilhões, em 2016, impulsionada por 305 bilhões de downloads.

Para as operadoras de telecomunicações, provedores de Internet e provedores de serviços de valor agregado premium que souberem analisar as tendências mundiais dos consumidores, atrelando essas informações a seus clientes, o horizonte de oportunidades é imenso. O Gartner aponta ainda que, neste ano, a receita mundial de serviços móveis deve ser de US$ 1 trilhão. Somente na América Latina, a previsão é de que as cifras cheguem a US$ 121 bilhões, em 2013, e aos US$ 140 bilhões, em 2016.

Não se trata apenas de aproveitar as oportunidades, mas de ofertar serviços extras, os chamados “serviços de valor agregado” (VAS), para reter e fidelizar o usuário. Afinal, os clientes estão cada vez mais exigentes, informados e interessados, analisam ofertas, qualidade e variedade, em busca de soluções que facilitem e agreguem valor as suas atividades diárias em seus Gadgets.

A tendência é de que todos os serviços estejam conectados e os usuários, cada vez mais, demandem soluções que facilitem o gerenciamento de sua vida digital de forma integrada, simples e segura. Ou seja, ofertar soluções diferenciadas e inovadoras também será um elemento chave para conquistar definitivamente o usuário.