A Kaspersky Lab acaba de anunciar o desenvolvimento de uma tecnologia que otimiza a utilização de recursos computacionais pelo PC. A patente descreve um método de identificação e remoção de filiais de registro, arquivos, processos e outros objetos que consomem fontes de sistemas e que não são úteis.

A tecnologia analisa todos os objetos que não estão em uso e que afetam o desempenho do sistema e então, identifica e remove os arquivos que exercem uma grande carga na plataforma operacional, sem valor para o usuário, ou seja, apaga todos os objetos que não são requeridos.

Ao contrário das outras tecnologias similares de remoção de lixo que simplesmente visam retirar o maior número de elementos inúteis, mas que não analisam o impacto no sistema ou o efeito de suas remoções, a tecnologia da Kaspersky Lab exclui os objetos sucateados que consomem muitos recursos antes de apagar outros itens que são menos exigentes.

A novidade é particularmente eficaz ao melhorar o desempenho de computadores mais antigos, que têm uma grande quantidade de aplicativos. Nestes casos, as máquinas podem rodar até 10% mais rápido.

“Quando você precisa ganhar espaço na sua máquina o mais rápido possível para imediatamente usar a capacidade de memória para algo melhor, obviamente, a primeira coisa a ser apagada são aquelas que ocupam mais o disco. Só depois disso é que você se preocupará com o resto. Nós pegamos esse princípio e os seguimos para desenvolver essa tecnologia”, afirmou Oleg Zaitsev, autor da patente tecnológica.