O único Centro de Design da PSA Peugeot Citroën das Américas, localizado no Brasil, tem como principal missão ser a ponte entre engenharia e design no momento de desenvolvimento de novos produtos. Para facilitar esse processo, a equipe de estilo, formada por 20 pessoas, adotou a técnica de produção de protótipos virtuais, que oferecem flexibilidade em alterações no projeto, antes da versão física do mesmo.
Tornar esse projeto realidade, com um nível de qualidade que ofereça imagens com um alta escala de perfeição só foi possível por dois fatores: aproximação entre equipe técnica e de design e a adoção dos softwares Autodesk 3D Max e Autodesk Showcase. Com isso, a equipe de desenvolvimento pode criar os mais perfeitos protótipos possíveis.
De acordo com o especialista e gerente de design responsável pelas atividades de Modelamento 3D e Visualização da PSA, Frederico Laguna, os softwares Autodesk não só permitem gerar imagens virtuais que podem ser confundidas com reais, mas também a possibilidade de manipular o projeto quando ele ainda está sendo desenhado, pois se pode “navegar” pelo modelo 3D do projeto por todos os ângulos e fazer revisões diversas. Na própria tela é possível validar detalhes, sem a necessidade de um modelo físico.
O projeto foi tão bem recebido pela montadora que até a pré-validação das cores dos carros começou a ser feita virtualmente, uma vez que é possível testar infinitas possibilidades e as cores se aproximam muito do real. Inclusive, até a texturas dos tecidos dos bancos podem ser visualizadas e testadas virtualmente. O software permite até gerar animações de abertura de portas e visualizações de ângulos do carro que em um objeto real não seriam possíveis.
Além da facilidade e flexibilidade de uso, a adoção de protótipos virtuais oferece uma economia significativa já que o modelo físico tem um custo bem maior que um modelo em 3D.
Comments