Em primeiro lugar, fiquei feliz porque eu conheço e acompanho o trabalho do Cassio há muitos anos, antes mesmo de me tornar amigo dele, assistindo às suas palestras, entrevistando ou consultando Cassio sobre pautas e ideias que desenvolvi.
Em segundo, porque eu gosto de ver gente competente e séria sendo dignamente homenageada pelo que faz.
E, em terceiro lugar, mas não menos importante, porque o Cassio Dreyfuss é um grande amigo meu.
Sempre tive muita admiração pelo seu profundo conhecimento sobre TI e sobre as implicações da utilização das tecnologias digitais nos negócios, sua seriedade, sua trajetória e sua postura humana.
Quando li a manchete, com muita alegria, enviei-lhe o seguinte SMS: “Cassio, fico feliz por saber que um grande amigo é também um dos homens de TI mais influentes da América Latina. Parabéns pelo reconhecimento merecido. Um abraço!” E ele, prontamente, como sempre, respondeu e agradeceu.
Cassio Dreyfuss, vice-presidente de pesquisa do Gartner, é um grande apoiador do meu trabalho
Quando disse a ele, durante um almoço no restaurante Barbacoa do Shopping D&D, em 2006, que pretendia desenvolver um projeto para ajudar os executivos de negócios a compreender o que a TI poderia fazer por eles, Cassio foi o primeiro a entender o meu raciocínio e a apoiá-lo amplamente, inclusive me apresentando para vários profissionais que se tornaram fontes de minhas entrevistas e pesquisas.
Deste grande apoio, nasceu uma grande amizade que resultou no convite que fiz ao Cassio, em 2010, para escrever o Prefácio do primeiro livro da “Série TI para Negócios”. No texto, Cassio conta um pouco deste nosso histórico e lança: “vamos ficar atentos às novidades que [o Perin], com suas ideias criativas e originais, certamente vai nos trazer”.
Um sonho que virou realidade em boa parte pelo apoio do Cássio
Dos profissionais cadastrados espontaneamente para receber a newsletter do “TI para Negócios”, de 60% a 70% são de áreas de negócios (o que inclui marketing, administração, jurídico, vendas etc). A grande maioria (quase a totalidade) são leitores dos meus livros, então, clientes da Netpress Books. Na maior parte dos casos, alunos de graduação, pós e MBAs, que se cadastraram no www.tiparanegocios.com.
Além destes, há muitos “não-estudantes”, que atuam como profissionais de vendas, marketing, comunicação etc que utilizam os meus livros para lidar com TI diariamente. O restante do mailing envolve profissionais de TI – muitos também leitores dos meus livros, que também serve para melhorar a comunicação da turma de TI com as áreas de negócios -, empresas fornecedoras de TI e outros jornalistas e comunicadores.
Meu público-alvo são exatamente os profissionais das áreas de negócios que pretendem entender como a tecnologia pode auxiliá-los a conquistar suas metas e resultados periódicos. Por isso, “TI para Negócios”.
O nome tem tudo a ver com o projeto desde o início, quando criei e apresentei o programa “TI para Negócios”, toda segunda, quarta, sexta e sábado, das 7h20 às 7h29, dentro do Jornal da Eldorado, na Rede Eldorado de Rádio, do Grupo O Estado de S. Paulo, durante três anos e meio a partir de 2008.
Sendo assim, não sou mais um jornalista a engrossar o grupo que fala de negócios para a área de TI. Sou, então, ativista de uma visão pioneira que eu mesmo tive: a de que a tendência seria que cada vez mais os usuários das áreas de negócios decidissem pela tecnologia a ser utilizada para realizar negócios. A consumerização, por exemplo, está aí para provar que isto já não é mais tendência, pois se tornou uma realidade.
Merecido reconhecimento a Cassio Dreyfuss, um dos 50 executivos de TI mais influentes da América Latina
Cassio Dreyfuss, vice-presidente de pesquisa do Gartner, está entre os 50 executivos de TI mais importantes da América Latina, segundo seleção feita pelo Conselho Executivo Hispânico sobre Tecnologia da Informação, o HITEC. A cerimônia de premiação, chamada HITEC 50, acontecerá no dia 14 de março, em Miami (EUA).
Há quase 15 anos no Gartner, Dreyfuss é um dos profissionais mais respeitados na área de tecnologia no Brasil. Em meados de 2011, assumiu a vice-presidência de pesquisas para CIOs e, em abril de 2012, tornou-se responsável, também, pela estratégia e coordenação de pesquisa voltada ao público brasileiro.
“Fico feliz em receber este prêmio, pois demonstra a importância da qualidade, isenção e inovação do trabalho do Gartner na América Latina, além de reconhecer o papel fundamental do Brasil como um player importante em tecnologia da informação na região”, diz Cassio Dreyfuss.
O HITEC é uma organização de lideranças mundiais de executivos seniores de negócios e TI, que construíram carreiras de destaque na área de tecnologia da informação. Sua rede abrange as Américas e está focada na construção de líderes fortes, times de liderança, corporações e modelos.
Comments