Um dos primeiros passos no sentido da chamada “internet das coisas”, como bem explica Demi Getschko, diretor do NIC.br e também conhecido como o pai da internet no Brasil, está sendo anunciado hoje (20/10/2010) pela HP: é o ePrint.
Com o ePrint, o poder de transformar imagens, documentos e tudo o que for digital – ou seja, bits – em uma representação materializada em papel, instantaneamente, em qualquer lugar do mundo, está a um comando do celular. Então, as coisas estão começando a “conversar” com outras coisas à distância.
Trocando em miúdos: imprimir daqui para qualquer lugar ficou simples e fácil como clicar para enviar um email. Mas o que tem de novo nisso? É o seguinte: você não precisa estar perto e nem no mesmo continente da impressora pela qual o seu arquivo será materializado. Sério!
Por exemplo, se você está em São Paulo e quer enviar um documento para a filial no Rio, não precisa colocar uma folha de papel dentro de um envelope do correio e nem enviar um email com o arquivo anexado para alguém imprimir. Você simplesmente manda imprimir o documento na impressora do seu destinatário. E esqueça o desktop ou o notebook, porque esse comando pode ser dado a partir do seu celular.
Este assunto está na pauta desta semana do programa “TI para Negócios”, na Rede Eldorado de Rádio, com entrevista de Fernando Lewis, vice-presidente da área de imagem e impressão da HP do Brasil. Lewis define bem o ePrint e com uma só palavra: “liberdade”.
Ouça e saiba mais
Lewis deu uma palhinha sobre o lançamento, com exclusividade para o “TI para Negócios”. Ouça abaixo:
Nesta quarta, fiz um comentário sobre o assunto no programa “TI para Negócios”. Ouça abaixo:
E na sexta irá ao ar a chamada para a entrevista do sábado na Rádio Eldorado. Ouça a chamada:
Comments