A HP anuncia a nova versão de sua solução HP Business Service Management (BSM), a primeira solução do gênero a utilizar análise de big data para aprimorar o desempenho e a disponibilidade de softwares comerciais em ambientes de TI móveis e híbridos.
Com o crescente uso de tecnologias de nuvem e virtualização, as organizações de TI não conhecem e nem controlam mais todas as tecnologias em seus ambientes, tornando difícil para as equipes de aplicações e operações prever possíveis problemas. As equipes de TI precisam de uma nova solução que preveja a ocorrência de problemas conhecidos e identifique problemas anteriormente desconhecidos antes que ocorram.
O HP BSM oferece uma visibilidade completa de aplicativos e serviços de TI. Com uma poderosa análise de histórico e em tempo real para monitorar a integridade de toda a carga de TI, desde serviços e aplicativos de negócios até redes e infraestrutura, os clientes podem prever problemas de TI reais antes que aconteçam.
“Nos complexos ambientes híbridos de hoje, onde o desempenho e a disponibilidade de serviços comerciais se correlacionam diretamente com o sucesso dos negócios, a área de tecnologia está procurando novas maneiras de oferecer níveis de serviço mais previsíveis”, afirmou Ajei Gopal, vice-presidente sênior e General Manager da unidade de negócios híbridos e de nuvem da HP Software. “A nova solução de Business Service Management da HP oferece inteligência operacional completa para ajudar às empresas a tomarem decisões melhores e também para aprimorar níveis de serviço em ambientes de TI complexos e dinâmicos”.
“Era muito difícil para a nossa equipe de operações ver a severidade ou identificar a causa principal de um determinado problema de serviço com ferramentas de monitoramento antigas”, afirmou Leiv-Erik Verspoor, consultor sênior de plataformas da Sykehuspartner, o maior fornecedor de serviços de TI para hospitais do norte da Europa. “O HP BSM notifica automaticamente nossa equipe de TI sobre possíveis problemas com nossos serviços e infraestrutura para que possamos resolvê-los com rapidez para reduzir paralisações e, por fim, diminuir custos para nossos clientes”.
A análise operacional da HP aumenta a inteligência da TI
Uma novidade para o HP BSM é o HP Operational Analytics (OpsAnalytics), um recurso que oferece inteligência prática sobre a integridade dos serviços de TI ao automatizar a correlação e a análise de dados consolidados, incluindo informações sobre desempenho, dados de máquina, registros, eventos e topologia.
O HP OpsAnalytics é a integração perfeita do HP ArcSight Logger – uma solução de gerenciamento de registros universais – com os recursos exclusivos de correlação do HP Operations Manager i (OMi) e a análise preditiva do HP Service Health Analyzer (SHA).
Essa combinação oferece visibilidade profunda e percepção de qualquer problema de desempenho e disponibilidade, assim os clientes podem:
• Remediar problemas conhecidos antes que ocorram com análises preditivas que preveem problemas e priorizam questões baseadas no impacto dos negócios;
• Solucionar problemas não antecipados de maneira proativa ao coletar, armazenar e analisar os dados operacionais de TI para correlacionar automaticamente as anormalidades de serviços com a origem do problema; e
• Resolver incidentes mais rápido com conhecimento baseado em análises históricas de eventos anteriores semelhantes por meio de recursos de pesquisa em registros e eventos.
O HP BSM ajuda os clientes a maximizar os investimentos de TI com visibilidade completa em ambientes heterogêneos ao:
• Assegurar a disponibilidade dos serviços com uma visão de 360 graus do desempenho de TI, ao agregar dados de origens distintas em um único painel usando conectores prontos para uso para uma variedade de estruturas de gerenciamento, incluindo o IBM Tivoli Enterprise Console, o IBM Tivoli Monitoring e o Microsoft® System Center;
• Resolver e aprimorar o desempenho de aplicativos executando ambientes de nuvem OpenStack e Python com diagnósticos que identificam gargalos de desempenho; e
• Melhorar a disponibilidade de aplicativos móveis e da web por meio de uma maior percepção dos problemas de desempenho do lado do cliente.
A HP também permite que os administradores de virtualização e especialistas no assunto de virtualização (vSME) diagnostiquem e solucionem problemas de gargalos de desempenho em ambientes virtualizados com o HP Virtualization Performance Viewer (vPV). A versão gratuita já está disponível para download.
Kuveyt Turk Participation Bank aumenta as eficiências de negócios
O Kuveyt Turk Participation Bank, fornecedor líder de serviços financeiros na Turquia, aprimorou a eficiência de serviços de TI com o software HP BSM. Com endereços em seis países e mais de 220 filiais na Turquia, a equipe de operações de TI do Kuveyt Turk gasta muito de seu tempo conduzindo monitoramento de aplicativos reativos, com uma chamada de serviço durando em média 30 minutos.
Após a análise de várias soluções, o Kuveyt Turk escolheu o HP BSM para monitorar o desempenho de serviços de negócios em banco eletrônico, locais de prestação de serviços, caixas eletrônicos, serviços de cartão de crédito e ambientes de call center. Como resultado, a empresa reduziu o número de chamadas a sua central de serviços em 30% e diminuiu o tempo de resolução de incidentes em 50%. (1)
“A falta de monitoramento completo automatizado de serviços de negócios causou paralisações de serviço, o que nos custou aproximadamente US$400 mil por ano”, afirmou Aslan Demir, diretor de informações do Kuveyt Turk Participation Bank. “Decidimos implementar o software HP BSM e agora monitoramos os serviços comerciais como um todo, resolvendo muitos problemas sem nunca causar paralisações”.
Disponível como uma implantação híbrida
O HP Business Service Management pode ser implantado em um formato híbrido onde o HP Application Performance Management no modelo de software como serviço da HP é integrado a componentes nas instalações do HP BSM. Esse modelo de implantação permite que os clientes alcancem um caminho mais rápido para valorizar e reduzir custos ao minimizar investimentos iniciais necessários na implantação da solução HP BSM.
Os serviços da HP ajudam os clientes a planejar, implantar e oferecer suporte
Os serviços HP Software Professional oferecem o HP BSM Upgrade – um conjunto de serviços destinados a oferecer escolha e confiança aos clientes.
Mais informações sobre a nova versão do HP BSM estarão disponíveis por meio de uma série de seminários via web, com início em 8 de janeiro de 2013. Informações adicionais sobre o HP BSM, incluindo documentos técnicos, especificações técnicas e resumos da solução, estão disponíveis em: www.hp.com/go/bsm.
Preços e disponibilidade
A nova versão do HP Business Service Management estará disponível em todo o mundo diretamente com a HP ou por meio de seu ecossistema de parceiros mundiais. Os preços têm base em um modelo de licenciamento e é definido de acordo com as praças.
As versões gratuitas do HP Virtualization Performance Viewer (vPV) e do HP ArcSight Logger estão disponíveis para download nos endereços www.hp.com/go/vpv e www.hp.com/go/opsanalytics, respectivamente.
Comments