O Índice Brasscom de Convergência Digital (IBCD), lançado hoje (27) pela Brasscom, apresentou crescimento de 4% em 2012, em comparação com a edição de 2011. Numa escala de 0 a 10, o IBCD registrou 7,04 pontos. O marco dessa evolução foi o aumento da participação da classe C no consumo de produtos e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A inclusão de 40 milhões de pessoas na classe C entre 2003 e 2011 mudou o perfil do acesso aos recursos de TIC no Brasil.

Destinado a gestores públicos, pesquisadores, formadores de opinião e agentes do setor privado, o IBCD avalia o desenvolvimento de TIC por meio de 39 indicadores de convergência digital. O documento também analisa os desafios em conectividade, educação e inovação, que surgem a partir da evolução em convergência digital.

Conectividade:

Com o aumento da aquisição de computadores, notebooks e smartphones pela classe C, os acessos à internet nos domicílios também se expandiram. Em 2007, 49% dos acessos aconteciam nas lan houses e 40% nos domicílios. Em 2011, os domicílios se consolidaram como o principal centro de acesso à internet com 67%, em comparação com 28% nas lan houses.

Nos últimos 18 meses, os acessos à banda larga aumentaram 116%, alcançando 82 milhões em agosto de 2012. Essa evolução trouxe desafios para atender os novos usuários, especialmente em relação à velocidade e preço médio do acesso à internet no País. Mais de 60% dos acessos no Brasil estão abaixo da velocidade média mundial, de 2,3 Mbps.
A mobilidade será uma das grandes respostas para incluir digitalmente as 13 milhões de pessoas que devem emergir a classe C nos próximos dois anos e universalizar o acesso à banda larga para populações em regiões remotas e nas classes D,E. Os investimentos demandados pela banda larga móvel são inferiores e a implementação é mais rápida do que a fixa, que utiliza fibra ótica e cabos.

A inovação é essencial para a competitividade de países e empresas na economia moderna, mostra o indicador do IBCD. O modelo de inovação brasileiro é baseado em investimentos da iniciativa pública. Para se aproximar dos Países mais inovadores, como Coréia do Sul, Estados Unidos, Alemanha e Japão, o Brasil deve elevar os investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) de 1,16% do PIB para 1,8%; e a participação do setor privado nos investimentos de 45% para 60%.
Existe, ainda, um distanciamento entre a Academia e as empresas privadas no Brasil. 25% dos doutores e pesquisadores brasileiros estão em empresas privadas, enquanto na Alemanha e na França a participação é de 57%; 61% na China; e 76% na Coréia do Sul.

Os alunos possuem acesso limitado aos computadores na escola, já que apenas 8% delas disponibilizam computadores na sala de aula e a média é de 28 alunos por computador. Entretanto, isso não quer dizer que haja lacunas tão graves no acesso à Internet, pois 63% dos estudantes estão conectados a partir de seus domicílios; 7% dos acessos à internet pelos estudantes são realizados na escola.

O estudo mostrou, ainda, que 94% dos professores possuem computador em casa e mais de 80% acessam a internet diariamente ou quase todos os dias. Já entre os alunos, 66% têm computadores em casa e 63% acessam a internet pelos domicílios.

Com o objetivo de utilizar a tecnologia já instalada, a Brasscom, em parceria o MCTI e MEC, lançou o projeto Brasil Mais TI para capacitar à distância mais de 10 mil jovens em linguagens de programação por ano.