A HP anunciou o primeiro servidor do mercado desenvolvido para ajudar os clientes a operacionalizar o Big Data, gerar novas oportunidades de negócio e economizar até US$1 milhão em três anos. O novo servidor HP ProLiant série SL4500 é a única solução desenvolvida especialmente para ambientes de Big Data. Ele oferece desempenho, produtividade e eficiência de custo máximo em uma solução ultradensa, específica para essas cargas de trabalho. Desenvolvido com base na Infraestrutura Convergente da HP, o servidor oferece um projeto altamente eficiente que consome até 50% menos espaço físico e 61% menos energia, com custo 31% inferior e uso de cabos 63% menor.
Com o advento do Big Data e as promessas vinculadas a ele, muitas empresas tentaram implantar essas soluções em arquiteturas já existentes mas que não foram projetadas para lidar com necessidades específicas dessas cargas de trabalho. O resultado é que as primeiras implantações apresentaram resultados abaixo do esperado em termos de desempenho e custo.
“Os ambientes do aplicativo Big Data, como Hadoop, warehouses de dados MPP, análise de Big Data e armazenamentos de objetos, apresentam diferentes requisitos de carga de trabalho”, afirma Dan Vesset, vice-presidente de pesquisas de Business Analytics da IDC. “Devido à enorme e variada quantidade de dados de rápida movimentação que precisa ser armazenada e acessada de forma rápida, e também aos requisitos diferentes dos usuários finais, essas cargas de trabalho podem ser altamente variáveis, complexas e ineficientes para serem gerenciadas caso sejam executadas em uma infraestrutura de hardware tradicional. Para alcançar todo o potencial do Big Data, é imprescindível que a infraestrutura subjacente seja otimizada para a carga de trabalho”, conclui.
O projeto modular do servidor HP ProLiant série SL4500 oferece variadas configurações de computação e armazenamento que permitem que os clientes otimizem a infraestrutura para aplicativos com cargas de trabalho específicas, eliminando a necessidade de combinar hardware incompatível para a infraestrutura de suporte.
Com uma arquitetura única e eficiente, o servidor HP ProLiant série SL4500 é compatível com diversos fornecedores de Apache Hadoop, incluindo Cloudera e Hortonworks, e também com outros softwares, como o OpenStack Cloud Software e o MongoDB.
“Empresas que utilizam a plataforma Cloudera para Big Data se beneficiam da implantação de componentes de infraestrutura otimizados para demandas extremas de cargas de trabalho,” afirma Tim Stevens, vice-presidente de Business and Corporate Development da Cloudera. “Ao projetar um servidor específico para Big Data, a HP está oferecendo ao mercado uma visão completamente nova do processamento de enormes conjuntos de dados de forma eficiente e econômica”, analisa.
O novo servidor HP ProLiant com tecnologia HP Smart Array oferece desempenho de ponta com uma taxa de entrada/saída por segundo (IOPS) quase 7x mais rápida do que a oferecida pelas arquiteturas anteriores.(2) Com a análise inteligente do HP SmartCache, o sistema otimiza o tráfego do armazenamento para garantir a resposta com menor latência e investimento inicial.
As atuais opções de servidor não conseguem lidar com o rápido crescimento no volume de armazenamento e servidores para o Big Data, forçando os líderes de TI a adquirir espaço adicional no datacenter, o que custa caro. Entretanto, o novo servidor HP ProLiantSL 4500 soluciona esse problema ao oferecer densidade de armazenamento de até 240 terabytes em um único chassi de 4,3 U ou 2,16 petabytes em nove servidores em um rack padrão de 42 U.(3) O resultado dessa densidade extrema é que os clientes podem verificar economias de custo significativas com um maior desempenho, e eficiência aumentada.
O membro mais novo da linha HP ProLiant Generation 8, o servidor HP série SL4500, foi desenvolvido com a arquitetura HP ProActive Insight que integra recursos de inteligência e automação para permitir que os clientes:
• Eliminem paralisações e protejam dados importantes com proteção de dados autônoma e o HP Predictive Spare Activation, que movimenta os dados para um dispositivo alternativo antes que as falhas ocorram;
• Garantam produtividade máxima do servidor com o HP Active Health e automatizem as atualizações de firmware com o HP Smart Update;
• Aproveitem os serviços, o suporte e a garantia mais completa com o HP Insight Online;
• Reduzam os custos de energia do datacenter e aumentem a computação por watt em até 70% em comparação às gerações anteriores com a infraestrutura inteligente da HP.(4)
HP aumenta o portfólio de servidores escaláveis
A HP também anunciou atualizações em seu portfólio de computação de alto desempenho (HPC), que permite aos clientes ampliar os benefícios obtidos com a mais recente tecnologia de processamento da Intel e da NVIDIA.
O servidor HP ProLiant SL270s Gen8 oferece densidade maximizada de processador, com capacidade de suporte para até oito coprocessadores Intel® Xeon Phi™ ou oito unidades de processamento gráfico (GPUs) NVIDIA® Kepler™ por servidor. Os servidores HP ProLiant SL270s e o SL250s Gen8 são compatíveis com as mais novas GPUs NVIDIA Kepler e os recém-anunciados coprocessadores Intel Xeon Phi, permitindo que os clientes selecionem o melhor acelerador ou coprocessador para suas cargas de trabalho específicas.
O servidor HP ProLiant série SL4500 em uma configuração de “single-node” já está disponível em todo o mundo. Os novos servidores HP ProLiant SL270s Gen8 serão lançados no próximo mês. Os servidores HP ProLiant SL250s Gen8 serão oferecidos com processadores NVIDIA Kepler e Intel Xeon Phi no início do próximo ano. No Brasil, estes equipamentos podem ser encontrados diretamente com a HP ou seus parceiros de negócio.
Comments