Somente a chegada da 4G, a quarta geração da telefonia celular, pode mudar o cenário atual do chamado M-Commerce no Brasil. De acordo com o que apurei na Futurecom, na última terça-feira, no Rio de Janeiro, a 4G começará mesmo a ser disponibilizada e testada em alguns mercados brasileiros já em 2013.

Números divulgados no evento Omnichannel, da Fecomercio, promovido pelo conselheiro da entidade Pedro Guasti, mostram que ainda está na casa de 1% do total o volume financeiro do comércio eletrônico realizado por meio de aparelhos móveis, celulares, smartphones etc. Muito baixo, sim!

O volume do comércio eletrônico brasileiro, no entanto, deverá bater na casa dos R$ 22 bilhões neste ano, segundo Guasti. Potanto, 1% já é bastante dinheiro para um mercado incipiente. Sendo assim, atenção: vem aí um jeito novo e muito rápido de se fazer negócios.

Questão de hábito

Hoje, porém, muitos consumidores já pesquisam na internet por seus celulares sobre os produtos que querem comprar enquanto estão em lojas físicas. Os vendedores das lojs, por este motivo, hoje est~~ao tendo de se tornar especialistas em produtos variados.

Sendo assim, mais um alerta: ajuda os vendedores das lojas de varejos a compreender os seus produtos, antes que estes sejam capazes apenas de vender os produtos dos seus concorrentes.