O BBM, marca para o popular aplicativo BlackBerry Messenger, entrou oficialmente para os vernáculos modernos, com o anúncio de que a palavra será incluída na próxima edição do Collins English Dictionary. A inclusão reflete a popularidade mundial do serviço do BBM.

Desde sua origem como uma ferramenta de mensagens corporativas, o BBM é hoje usado por mais de 56 milhões de pessoas no mundo todo, com 70% do clientes ‘BBMando’ diariamente para se comunicar com amigos, familiares e colegas. Apenas no Brasil, mais de 73% dos clientes BlackBerry usam o aplicativo BBM.

O anúncio da Collins reforça uma série de referências culturais recentes feitas à ‘BBM’, a mais recente sendo proferida pelo corredor jamaicano Usain Bolt. Minutos depois de ganhar o ouro olímpico pelos 100m nos Jogos de Londres, em 2012, o detentor do recorde mundial deu uma entrevista televisionada em que disse: “Tudo que eu preciso fazer é agradecer algumas pessoa no BBM, e pronto”. Artistas do mundo da música, como Tinie Tempah e Sean Kingston, já mencionaram o BBM em suas respectivas músicas, ‘Miami to Ibiza’ e ‘BBM’.

T.A. McCann, vice-presidente de BBM e comunidades sociais da RIM, fabricante do BlackBerry, comentou: “A inclusão do BBM no dicionário de inglês Collins reconhece o seu status como uma das redes sociais móveis mais populares do mundo. Nos últimos anos, o termo ‘BBM’ transcendeu suas origens tecnológicas para se transformar em uma marca que faz parte do idioma cotidiano de milhões de pessoas do mundo todo.

O serviço em si continua evoluindo, com os ‘BBMers’ conseguindo compartilhar conteúdo, criar grupos e até mesmo publicar atualizações de status em outras redes sociais, como o Facebook® e Twitter®, diretamente do aplicativo BBM. A inclusão oficial de uma palavra usada diariamente por milhões dos nossos clientes ao idioma inglês é uma grande satisfação”.