Este é um QR Code (pronuncia-se “quil ar”), para ser escaneado e revelar a sua “magia” especial. Os QR Codes já são uma febre nos EUA, tanto em jornais e revistas de papel, que oferecem mais conteúdos online com esta nova ferramenta, como em produtos à venda nos supermercados.

Funciona assim:

1) Você precisa ter um smartphone e baixar um software de leitura de Bar Codes (Códigos de Barras) e também QR Codes (Quick Response Code ou, em português, Código de Resposta Rápida).
2) Quando encontrar um quadradinho desses num produto qualquer ou cartão de visitas, basta acionar o software de leitura que usa a sua câmera fotográfica para “fotografar” o código.
3) Daí o próprio software decodifica o código e torna a imagem clicável.
4) Você clica na imagem e então o seu celular (smartphone) irá abrir o navegador de internet no site da empresa, ou acionará o programa de email para enviar uma mensagem ou até pedirá a sua autorização para instalar um programa.

Se quiser, envie um email para mim (edson.perin@netpress.com.br), com a URL que você desejar, e eu preparo um QR Code para você.

Funcionalidades

Como o QR Code pode ser scaneado por meio de smartphones com programinhas gratuitos, que você baixa das lojas de aplicativos e instala em seu celular, e se torna clicável dando acesso direto a um website, ao email etc, há uma infinidade de serviços possíveis com este “quadradinho mágico”. Imagine!

Ah, e experimente! Baixe para o seu celular Android, por exemplo, o “QR Barcode Scanner” e experimente ler o QR Code acima (da tela do computador mesmo) para ver o que acontece.