A Microsoft apresentou hoje um relatório encomendado à International Youth Foundation – Opportunity for Action sobre os desafios econômicos e sociais enfrentados por jovens ao redor do mundo. Há uma necessidade de se prover educação, capacitação e oportunidades de emprego para cerca de 1,2 bilhão de jovens.

O relatório destaca que a taxa mundial de desemprego entre os jovens é de 12,7%, ou seja, mais do que o dobro da taxa de desemprego total. Ou seja, apesar de o mercado exigir cada vez mais mão-de-obra capacitada, apenas 44% dos jovens conseguem completar seus estudos e se tornarem aptos às vagas existentes. O curso superior é uma realidade ainda mais distante da maioria deles.

O relatório identificou as questões que mais afetam os jovens na atualidade e alerta para a importância de as entidades mais variadas promoverem parcerias que permitam aos jovens se desenvolver pessoal e profissionalmente, sedimentando as bases para a inovação e colaborando para a competitividade dos países.

Em 2010, 56% das escolas brasileiras tinham acesso à internet e a meta nacional é ampliar o acesso à rede a todas as escolas com mais de 100 alunos. No ensino fundamental, apenas 2,5% dos alunos têm acesso a computadores na escola, enquanto nos colégios mais ricos, esse número sobe para 37%, o que evidencia a necessidade de políticas públicas efetivas.

Dentre os 39% que tinham acesso à internet em 2009, apenas 0,5% pertenciam às classes mais baixas, ante 77% das classes mais abastadas. No Brasil, os cidadãos que completam o ensino superior ganham 156% mais do que quem tem apenas o Ensino Médio. No entanto, estes representam 3% dos estudantes do país.