Você já imaginou um aparelho seguro que possa ser tão divertido para brincar como para trabalhar? A RIM (Research in Motion), fabricante dos smartphones BlackBerry, mostrou hoje o PlayBook OS 2.0, um tablet com capacidade de rodar diversas aplicações corporativas baseadas em sistemas como o SAP e também software divertidos como Angry Birds.

O mais curioso é que todas estas aplicações rodam em um sistema bastante seguro, pois está baseado em uma plataforma robusta criada e utilizada por muito tempo exclusivamente em ambientes corporativos. No entanto, os aparelhos da BlackBerry se tornaram uma febre entre adolescentes nos últimos anos, graças ao tal do BBM (BlackBerry Messenger), que se tornou uma interface de comunicação barata e ágil entre a molecada.

A grande novidade da RIM está em oferecer suporte a muito aplicativos para Android, já que o aparelho tem uma máquina Android Virtual que roda programas da plataforma do Google homologados para BlackBerry. Além disso com o MDM (Mobile Device Manager) da RIM, conhecido como Fusion, os departamentos de Tecnologia da Informação (TI) poderão manter um controle seguro dos dados contidos em celulares e smartphones de funcionários, inclusive aqueles com plataformas Android e Apple.

Assista à entrevista de Renato Gil Mohalen, gerente de contas estratégicas da RIM Brasil, sobre as inovações da nova versão do tablet da RIM (gravada com BlackBerry PlayBook 2.0):