Angela Merkel, primeira-ministra da Alemanha, com a presidente Dilma Roussef: Brasil foi homenageado na CeBIT 2012

As mulheres que comandam Brasil e Alemanha se estranharam na CeBIT 2012. A presidente brasileira Dilma Roussef e a primeira-ministra alemã Angela Merkel não esconderam a tensão que a crise econômica nos países da Europa está provocando no mundo.

Guerra de Moedas e Palavras – Dilma disse que não assistiria passivamente à manobra dos países europeus, que estão desvalorizando o euro para socializar suas perdas com os países emergentes e mais pobres. Angela respondeu que estaria pronta para enfrentar os países que tentassem barrar a União Européia.

Um clima pouco amistoso para um encontro que deveria ser uma festinha para os brasileiros na Alemanha, afinal a CeBIT – evento de tecnologia que todo ano homenageia um país – escolheu o Brasil para ser o país homenageado deste ano de 2012.

O Brasil na CeBIT 2012

O presidente do Conselho do ITS, Descartes Teixeira, liderou um grupo de empresas brasileiras desenvolvedoras de tecnologias para o segmento de finanças no evento alemão, em Hannover. No dia 6 de março, Descartes acompanhou o ministro brasileiro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, na visita aos stands do Brasil IT+.

A BR Token, uma das empresas selecionadas pelo Espaço Inovação, realizado anualmente no evento Ciab-Febraban e agora também na Futurecom, apresentou no na CeBIT sua solução para melhorar a segurança bancária e de um dos painéis do congresso sobre o assunto.

“Segurança é um tema crucial para os bancos. E como o setor de finanças brasileiro é um dos mais evoluídos do mundo, em termos de uso de TI (Tecnologia da Informação), este assunto não poderia faltar”, diz Descartes Teixeira, que concedeu a seguinte entrevista para mim: