Destacando o Brasil como país parceiro oficial de sua edição deste ano, maior e mais famoso evento mundial de tecnologia da informação e comunicação acontece em março, na Alemanha, com foco na confiança e segurança no mundo digital.

De 6 a 10 de Março, os visitantes da CeBIT 2012 terão acesso as mais recentes tendências e novidades da indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em Hannover, Alemanha. Sob o tema central “Managing Trust – Confiança e segurança no mundo digital”, soluções e conceitos dedicados a estes tópicos serão apresentados e debatidos em quatro plataformas temáticas de exposição: CeBIT pro, com destaque para as soluções seguras e eficientes para empresas; CeBIT gov focando as mais recentes novidades para a administração pública e para a assistência médica; CeBIT life mostrando como a evolução do papel do consumidor torna possível novos modelos de negócios de TIC e CeBIT lab apresentando soluções pioneiras e tendências emergentes de TIC para o mundo de amanhã.

Segurança e conceitos de segurança para os centros urbanos e a transferência e armazenamento seguros de informações médicas são, por exemplo, alguns dos temas de exposição que poderão ser vistos este ano na CeBIT.

A feira irá destacar também as tecnologias 3D, a Internet das coisas (conceito que reúne diversas tecnologias e cujos pilares são os sensores RFID; as redes sem fio e o protocolo de internet versão IPv6, que permitem aos objetos do cotidiano se conectarem à rede e passarem a interagir entre eles e com as pessoas); a semântica da web e a nuvem aberta.

“A CeBIT é o único lugar no mundo onde as tecnologias de informação, telecomunicações, eletrônica e indústrias de conteúdo se reúnem para explorar um terreno comum, e o único evento capaz de revelar as oportunidades de sinergia que podem surgir da convergência de mercado em curso”, explica Constantino Bäumle, diretor da Hannover Fairs do Brasil, subsidiária no País da Deutsche Messe AG, promotora da feira. Segundo ele, na CeBIT, os visitantes podem ter uma ideia rápida e eficiente do cenário completo de TIC, experimentar em primeira mão as últimas soluções, compartilhar e fazer importantes contatos de negócios.

Brasil, país parceiro

E é neste cenário que o Brasil, com o status de país parceiro, comparecerá à CeBIT ocupando seis estandes distribuídos entre os pavilhões temáticos que compõem o evento e nos quais as empresas privadas, públicas e instituições governamentais demonstrarão as suas soluções, serviços e apresentarão diversos cases de sucesso.
Depois da Rússia (2007), França (2008), Califórnia (2009, como Estado parceiro), Espanha (2010) e Turquia (2011), este ano será a vez do Brasil, através da CeBIT, projetar internacionalmente a imagem de produtor de tecnologias avançadas.

A presidente Dilma Rousseff já confirmou presença na solenidade de abertura oficial da feira e além de participar da cerimônia no Centro de Congressos de Hanover deverá receber, no pavilhão central do Brasil, no dia 6 de março, a chanceler alemã Angela Merkel. Juntas elas percorrerão o espaço e conhecerão as soluções das empresas e instituições nacionais presentes.

A delegação brasileira terá à disposição uma área total superior a 1.000 m² e mais de 60 companhias e cerca de 15 instituições públicas já confirmaram presença, entre as quais a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

O projeto de participação do Brasil inclui ainda uma ampla programação paralela, integrada por eventos sociais para ampliação da rede de relacionamentos comerciais, encontros com a mídia internacional e um seminário técnico-comercial entre a Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), a Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) e a Bitkom (Associação Alemã de Tecnologia de Informação, Telecomunicações e Novas Mídias).

As companhias contarão com o apoio de consultores especializados para geração de oportunidades de negócios de acordo com seu foco de interesse e com o perfil de suas organizações. Em sua 13ª edição, o projeto de participação brasileira na CeBIT tem como objetivo a inserção do software e serviços de TIC brasileiros no mercado internacional e a promoção da marca “Brasil IT+”. A iniciativa conta com apoio e realização do MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; MRE – Ministério das Relações Exteriores; Hannover Fairs do Brasil – subsidiária da Deutsche Messe no País; Softex e Apex-Brasil.

(Informações da Assessoria de Imprensa da CeBIT no Brasil)