Larry Ellison, CEO da Oracle

A Oracle anunciou hoje a aquisição da Taleo, com o intuito de agregar produtos ara gestão de talentos. Os sistemas da Taleo são baseados em cloud computing.

O acordo para adquirir a Taleo Corporation (NASDAQ:TLEO) é de pagamento de US$ 46,00 por ação, ou aproximadamente US$ 1,9 bilhão do caixa líquido efetivo da Taleo. O software Talent Management Cloud da Taleo serve para as organizações desenvolverem ações para atrair, desenvolver, motivar e reter capital humano.

A Oracle e a Taleo juntas esperam criar uma oferta completa de cloud computing para as organizações gerenciarem suas operações de recursos humanos e gestão de carreira para seus funcionários.

A combinação deverá capacitar subordinados e gerentes a administrar suas carreiras de modo eficaz, durante toda a trajetória na empresa, habilitar as organizações a reter o talento, otimizar os custos e melhorar a experiência dos funcionários por meio de ambientação mais rápida e melhor colaboração com os integrantes da equipe, usando as mídias sociais.

O Conselho de Administração da Taleo aprovou a transação por unanimidade. A operação deverá ser concluída até meados de 2012 e está sujeita à aprovação dos acionistas da Taleo e de determinados órgãos regulamentares, assim como a outras condições de praxe.

“A gestão de capital humano tornou-se uma iniciativa estratégica para as organizações”, disse Thomas Kurian, vice-presidente executivo da Oracle Development. “Os produtos de gestão de talento baseados em clould computing da Taleo lideram o mercado e consistem em uma inclusão importante ao Oracle Public Cloud”, explicou Kurian.

“Essas soluções integradas da Taleo otimizam o modo como as organizações contratam, gerenciam, desenvolvem e recompensam os funcionários, oferecendo também a elas a inteligência necessária para beneficiar-se de seu ativo mais crucial – seu pessoal”, disse Michael Gregoire, presidente do Conselho e CEO da Taleo. “A união de nossas forças com a Oracle representa uma oportunidade para melhor atender nossos clientes”, concluiu Gregoire.