Uma pesquisa realizada pela IBM neste ano revela que boa parte dos consumidores não entende a unidade básica de precificação da eletricidade e também desconhece outros conceitos usados pelos distribuidores de energia.

O estudo, que contemplou mais de 10 mil pessoas em 15 países, incluindo o Brasil, avaliou os desejos e necessidades dos consumidores e apontou para um fator preocupante: o desconhecimento dos cidadãos em relação às práticas para redução do consumo energético e às iniciativas de uso inteligente da energia.

Segundo a pesquisa, mais de 60% dos entrevistados desconhecem o significado de redes e medidores inteligentes. Da mesma forma, mais da metade das pessoas ouvidas não sabe se o seu fornecedor de energia adota medidas pela sustentabilidade.

Quase um quarto dos entrevistados que participa de programas de energia verde não tem idéia se paga a mais por esta energia ou qual o valor cobrado por ela. A pesquisa revelou que 64% estão dispostos a mudar seus padrões e costumes com relação ao consumo de energia, pois acreditam que essas mudanças poderão trazer benefícios para suas famílias.

No Brasil, entre os 451 entrevistados, 67% nunca ouviram falar no termo “rede inteligente”, ou se ouviram, não o compreendem. A grande maioria dos brasileiros, 76%, gostaria de obter informações mais detalhadas sobre seu comportamento de consumo, a fim de monitorá-lo e ajustá-lo regularmente.

Dois pontos são levados em consideração entre os fatores dominantes para as escolhas e mudanças comportamentais no consumo: as questões ambientais e as econômicas.