Crédito ou débito? Adeus, chequinho de papel...

Crédito ou débito? Adeus, chequinho de papel...

Se eu te dissesse em 1999 que em 2011 você praticamente não usaria mais cheques, você riria de mim ou não? Teria desconfiança ou aceitaria a informação sem pestanejar? Responda sinceramente…

Vamos relembrar: em 1999, ninguém te perguntava “débito ou crédito?”. Você pagava gasolina com cheque, restaurante com cheque, compra no shopping com cheque e ainda parcelava no cheque. Lembra do pré-datado??? Ou já se esqueceu?

Pois é. A TI evoluiu, os cartões se tornaram ferramentas para realizar pagamentos eletrônicos no comércio e até o dinheiro de papel está cada vez mais fora de moda: “usar dinero, que cosa tristeeeee!” – já ouviu esta musiquinha no rádio, na TV ou… na internet?

Segundo a Fecomercio, a utilização de cheques como meio de pagamento caiu de 62% em 1999 para 15% em 2009. Apesar disso, no entanto, 10% dos paulistanos tem dívidas contraídas com cheques.

Por isso, a FecomercioSP apoia a nova resolução do Banco Central (BC), que entrou em vigor nesta semana, que visa a reduzir o número de fraudes e a quantidade de cheques sem fundos que circulam no comércio.

A queda expressiva no uso de cheques, porém, não impediu que em 2010 fossem compensados 1,2 bilhão de cheques, sendo que 63 milhões deles não tinham fundos.

Ou seja, os cheques ainda tem uma importância bastante grande nos negócios, mas certamente o uso de cartões dá muito mais segurança para o comércio, embora sua utilização represente custos elevados para muitos varejistas.