Fomentar novos negócios e aproximar empresários alemães e brasileiros. Estes foram os objetivos da visita do primeiro-ministro alemão da Baixa Saxônia, David McAllister, que esteve em São Paulo nesta segunda-feira, 4 de outubro, para anunciar o Brasil como principal parceiro e país homenageado da CeBIT 2012, a Feira Internacional de Tecnologia de Informação e Comunicação, de Hannover.

A região da Baixa Saxônia, cuja capital é Hannover, abriga o maior centro de exposições do planeta, palco de eventos consagrados como a Hannover Messe, a Feira Industrial de Hannover, e a própria CeBIT, ambas organizadas pela Deutsche Messe AG, a maior promotora de feiras do mundo.

Após a reunião com o governador paulista Geraldo Alckmin, McAllister seguiu para um encontro com empresários e representantes de associações do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Brasil e da Alemanha, onde me concedeu a seguinte entrevista:

 

A CeBIT 2012, considerada a maior feira de TIC do mundo, contará com a presença da presidente Dilma Rousseff e do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante. Ambos serão recebidos pela primeira-ministra alemã Angela Merkel, segundo Constantino Bäumle, presidente da Hanover Fairs, representante oficial da CeBIT no Brasil:

 

A Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) estará promovendo a participação de empresas brasileiras no evento. A informação foi dada por Djalma Petit, diretor de mercado da Softex:

 

Dois empresários alemães (Karl-Heinz Streibich, CEO da Software AG, e Ernst Raue, da Deutsche Messe) comentaram as oportunidades para a integração entre empresas brasileiras e alemãs da área de TI que serão possíveis a partir da CeBIT 2012: