As soluções de Tecnologia da Informação de um modo geral serão responsáveis por investimentos de US$ 101,3 bilhões neste ano. A informação foi divulgada por analistas do Gartner, durante o Gartner Symposium/ITxpo 2010.

O valor equivale a 9,6% do PIB brasileiro, percentual superior a todos os países do pelotão chamado BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). Apesar disso, o Brasil é o segundo mercado emergente de TI, atrás da China.

De acordo com Peter Sondergaard, VP global de pesquisas do Gartner, “o investimento em tecnologia vai permitir que o Brasil atinja sua meta econômica de crescimento sustentável a longo prazo”.

Sondergaard ressalta, no entanto, que o Brasil terá de aprimorar aspectos de sua regulamentação para dar suporte à difusão do uso da TI.´

U$ 3,4 trilhões: tamanho do mercado global de TI

O VP global de pesquisas do Gartner, Peter Sondergaard, falou com exclusividade para o “TI para Negócios” sobre as transformações pelas quais devem passar os modelos de negócios das empresas desenvolvedoras de tecnologia nos próximos anos ou até meses.

A conversa (em inglês) foi gravada durante o Gartner Symposium/ITxpo 2010, nesta terça-feira (14/09/2010). Sondergaard diz, entre outras coisas, que o mercado de TI global tem hoje a dimensão de U$ 3,4 trilhões.

Além disso, o executivo afirma que o grande desafio para as empresas de TI, atualmente, é achar as respostas para duas questões principais.

São elas: 1) Por quanto tempo será possível manter os modelos de negócios atuais, especialmente diante da oferta de soluções como serviço no estilo “cloud computing”? 2) Por quanto tempo será possível para as grandes empresas de TI obter inovação somente pela aquisição de empresas menores?

Ouça o que disse Sondergaard (em inglês):