Saber como utilizar a TI nos Negócios e, mais do que isso, saber como agir dentro da lei em um mundo que se transforma dia a dia com as novas tecnologias. Estas são necessidades de todo o mercado, que cada vez mais exige profissionais capacitados muito além de suas áreas de atuação nos negócios, como administração, vendas, marketing etc. Hoje, entender de Direito e TI tornou-se uma obrigação básica de cada executivo.

Esta tendência pode ser observada pelas ofertas de cursos de pós-graduação. Na semana passada, postei aqui o curso que está sendo oferecido pela Poli-USP, em parceria com a Faculdade de Direito do Largo S. Francisco. A pós-graduação “Direito e TI” na USP, cujas inscrições se encerram no dia 8 de julho, iniciará em agosto com o objetivo de preparar profissionais não apenas de Direito ou de TI para um mercado extremamente complexo, com novos desafios que nem se previam há 10 anos.

Para o coordenador do curso, o Prof. Dr. Edson S. Gomi, da Poli-USP, a TI está provocando mudanças profundas não apenas nas áreas técnicas, mas em toda a sociedade, no Estado bem como nas organizações públicas e privadas. “Surgem então dúvidas e conflitos que ultrapassam as fronteiras do conhecimento tecnológico e chegam ao domínio da área jurídica”, atesta Gomi.

Mas não é só na USP que esta tendência de mercado invadiu as salas de aula. A Fundação Getúlio Vargas também está oferecendo um curso nesta linha, chamado “Direito Digital”. Coordenado pelos advogados Marcelo Mansur Haddad, Renato Opice Blum e Simone Viana Salomão e com duração menor do que da USP, o objetivo é transmitir aos alunos o que é direito digital, como interpretar a jurisprudência nacional e internacional relacionada à internet e suas ferramentas, incluindo as redes sociais.

O curso aborda, ainda, ações de preservação de evidências eletrônicas, com a identificação de criminosos digitais, privacidade, proteção de dados pessoais e riscos corporativos, além da identificação dos limites éticos e mercadológicos da atuação do profissional especializado. As inscrições se encerram no dia 8 de julho.

Mais informações e inscrições:

– Direito e TI, na USP – Clique aqui
– Direito Digital, na GV – Clique aqui