Citrix Sinergy 2011Há um abismo entre o poder que a tecnologia dá para as pessoas atualmente e o que as empresas estão oferecendo no ambiente de trabalho. Esta é a opinião do presidente e CEO da Citrix Systems, Mark Templeton, compartilhada nesta quarta-feira (25/05/2011), no Sinergy 2011, evento que a empresa está realizando em San Francisco, Califórnia.

Com esta visão, a empresa está trabalhando o desenvolvimento dos seus sistemas em cima do conceito de três nuvens (cloud computing = computação em nuvem*): Personal Cloud, Private Cloud e Public Cloud.

A nuvem pessoal se refere principalmente ao que o mercado chama de consumerização. Ou seja, o uso de aparelhos digitais pessoais, como celulares, smartphones, tablets etc, no ambiente de trabalho.

Já a nuvem privada, se refere ao uso corporativo de sistemas virtualizados, especialidade da Citrix desde a sua origem, como desktops que rodam em servidores e não nas máquinas locais, economizando energia, recursos e dinheiro.

A nuvem pública representa tudo o que está fora do domínio físico da empresa ou dos dispositivos usados tanto dentro das companhias como os pessoais de cada colaborador ou funcionário.

A Citrix anunciou várias novas ferramentas para domar o Cloud Computing e torná-lo mais produtivo e lucrativo para as empresas de todos os portes. Algumas ferramentas já estão prontas, outras estão em fase final de desenvolvimento:

GoToMeeting, com qualidade de imagem HD:, promete telepresença com integração, naturalidade e simplicidade como pontos fortes.

GoToManage for iPad: ferramenta para suporte remoto que utiliza a plataforma Apple iPad; desenhada para profissionais de TI.

XenClient 2: oferece suporte para três vezes mais laptops do que a primeira versão e gráficos complexos que permitem rodar remotamente aplicativos avançados, como o Autodesk.

XenClient XT: criado para garantir várias camadas de segurança e de redes, com total isolamento e alta performance.

Citrix Receiver: distribui aplicativos de desktops e servidores para qualquer plataforma, como smartphones, tablets, notebooks e desktops.

NetScaler Cloud Gateway: interface única para simplificar o acesso aos recursos do Citrix Receiver, com single sign on*, e gestão de armazenamento de dados em todas as três nuvens.

NetScaler Cloud Bridge: entrega transparência, segurança e otimiza a conexão entre as nuvens privada e pública.

Project Olympus: promove o desenvolvimento de plataformas de Public Clouds, com base no OpenStack e XenServer, tanto para empresas como para provedores de soluções na nuvem.

Segundo Templeton, o que está em jogo é o amadurecimento do conceito de Total Cost of Ownership (TCO, custo total de propriedade*) para o que chamou de TVO ou Total Value of Ownership, pelo qual – com a nuvem – não há aquisição de produtos de TI, mas uso sob demanda com medição de resultados.

*Leia explicação completa no livro TI para Negócios.
Edson Perin viajou a San Francisco a convite da Citrix.