Skype sem serviçoComprar um número Skype-in parecia uma coisa muito confiável há mais de dois anos, quando resolvi adotar o serviço como a minha linha fixa. Durante todo este período, nem sempre foi tudo uma maravilha: o serviço de secretária eletrônica ficou ruim e não havia como reclamar, um suporte, um email… nada!

Agora, as coisas estão piores. O serviço saiu do ar, o telefone não recebe mais ligações e ninguém resolve o problema que se alonga por mais de três semanas.

O Skype-in é um número de telefone que você compra para receber ligações como um aparelho fixo. A vantagem é que estando ou não em sua mesa, em sua cidade ou em seu país, o telefone toca no seu Skype e você atende, sem interromper as chances de fazer negócios.

No Brasil, o Skype tinha uma parceria com a Transit Telecom para prestar o serviço. A Transit dava os números de telefone e os operava, enquanto o Skype oferecia o serviço na núvem.

As duas empresas se desentenderam e o consumidor brasileiro ficou a ver navios… Eu, como usuário do (des)serviço, estou como outros consumidores: absolutamente insatisfeito e prejudicado!

O executivo da empresa Imóvel do Proprietário, Renato Orfaly, usuário do serviço, está sem receber ligações em seu call center porque o número-base é um Skype-in. Ele entrou em contato comigo para reclamar do serviço e pedir para eu divulgar o problema.

Microsoft

A Microsoft anunciou a compra do Skype na semana passada (leia o post) e imediatamente eu pedi para a assessoria de imprensa da empresa para falar sobre o problema que ocorre no Brasil.

No entanto, até a Microsoft Brasil passar a operar o Skype para valer… vai demorar! Esta foi a informação que recebi.

Skype envia comunicado oficial

Leia na íntegra (Data: 13 / Maio / 2011 – 14:00):

Caro(a) cliente,

Na semana passada, muitos de nossos usuários foram afetados por uma interrupção no serviço em seus Números Online no Brasil. Gostaríamos de assegurar que a nossa prioridade durante esse período tem sido o restabelecimento do serviço dos Números Online já existentes, para que você possa continuar a receber chamadas de sua família e amigos.

Assinamos um acordo com um novo provedor no Brasil, o GT Group, e estamos trabalhando junto a eles, assim como com as autoridades locais, para que tudo volte ao normal. Temos recebido comentários de nossos usuários e compreendemos totalmente a frustração, assim como o interesse de que a sua experiência com o Skype volte ao normal. Tenha certeza de que estamos tomando as medidas necessárias, e buscando a colaboração com autoridades e todas as partes envolvidas, para resolvermos isso da maneira que melhor ofereça suporte a você, nosso usuário.

Lamentamos não podermos oferecer uma avaliação clara sobre quando a situação será resolvida, e manteremos você atualizado (a), assim que tivermos mais detalhes. Novamente, obrigado por sua paciência.

Equipe Skype
news@email.skype.com

Opinião

Quem comprou o serviço do Skype, não sabia da Transit Telecom e nem do relacionamento entre as empresas. O Skype é responsável pelo serviço e tem de entregar para os seus clientes, que pagam antecipado!!! Se a culpa é ou não da Transit Telecom, só a Justiça poderá dizer. O que os clientes querem é o serviço funcionando.

IDG Now!

Os companheiros do IDG fizeram uma matéria muito boa, na qual o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) aconselha os consumidores a reagirem contra o descumprimento do contrato de serviço.

IDG Now!